Como a tecnologia tem transformado o setor da saúde?

Quem vivenciou os tratamentos médicos do passado não consegue nem acreditar na transformação que a tecnologia tem proporcionado ao setor da saúde. De acordo com um levantamento da plataforma de inteligência de mercado CB Insights, o investimento global em saúde digital foi de US$ 57,2 bilhões de dólares em 2021, valor 79% mais alto do que o ano anterior.

O objetivo principal desse investimento é oferecer melhor atendimento aos pacientes, acelerar o trabalho dos profissionais da saúde, otimizar processos e reduzir falhas humanas. Para isso, a área médica tem implementado ferramentas incorporadas à Inteligência Artificial, Big Data, Realidade Virtual, rede móvel 5G e muito mais.

Big Data

Este grande bancos de dados fornece diversas vantagens para a área da saúde, como:

  • Redução de erros – Através de avaliação de prontuário, o software é capaz de notar inconsistências entre as prescrições de remédios e a saúde do paciente. Dessa forma, o sistema alerta os profissionais em casos de riscos de erros de medicamentos.
  • Cuidado preventivo – A análise de dados permite identificar pacientes recorrentes e criar planos preventivos para evitar que suas visitas se tornem muito frequentes.
  • Planejamento mais preciso – O Big Data consegue estimar as taxas de admissão futuras, colaborando para que as instituições possam se programar para alocar a equipe necessária para cuidar dos enfermos.

Realidade Virtual

A tecnologia VR tem diferentes utilidades na área médica, dentre elas:

  • Tratamento de fobias – Os pacientes, junto de acompanhamento médico qualificado, são inseridos em ambientes virtuais a fim de entrar em contato com seus medos.
  • Controle da dor – Há jogos de realidade virtual que, ao entreterem o jogador, podem congestionar as vias responsáveis pela sensação de dor.
  • Treinamento cirúrgico – Cirurgiões podem aprimorar suas habilidades ou planejar cirurgias complexas através da simulação de procedimentos, sem oferecer riscos aos pacientes.

Wearables

Os “dispositivos vestíveis”, na tradução livre, são equipamentos tecnológicos como pulseiras, relógios, óculos, etc. Por meio deles, é possível monitorar e coletar dados de saúde sobre seus usuários, incluindo:

  • Batimento cardíaco
  • Frequência respiratória
  • Pressão
  • Oxigenação
  • Medidores de suor

Impressão 3D

Geralmente usada para desenvolvimento de itens mais complexos, esta tecnologia produz objetos tridimensionais a partir de um arquivo digital. Na área da saúde, a impressão 3D é utilizada para a criação de próteses, células epiteliais (pele), ossos, além de ferramentas como válvulas e bombas de oxigênio.

Inteligência Artificial

Esta tecnologia de grande potencial aprimora inúmeros processos em hospitais, clínicas, laboratórios e drogarias. Com capacidade de analisar exames de imagem, a Inteligência Artificial detecta de forma ágil e precisa diagnósticos precoces, como tumores em estágio inicial.

A oncologia é uma área da medicina muito beneficiada pela IA, tendo em vista que ela oferece tratamentos personalizados de acordo com a composição genética e estilo de vida do paciente. Além disso, essa tecnologia encurta o ciclo de desenvolvimento de medicamentos por empresas farmacêuticas.

5G

O advento da quinta geração de redes móveis garante menor latência e maior velocidade e estabilidade de conexão, proporcionando melhor qualidade de resolução de imagens e sons de vídeos e menor tempo de resposta de aparelhos.

Na telemedicina, os médicos terão imagens em tempo real e de maior nitidez de órgãos, ossos e demais partes do corpo, reduzindo o risco de diagnósticos errôneos. Ainda, o envio de arquivos digitais mais pesados acontecerá em poucos minutos.

Como exemplos deste avanço tecnológico, destacamos:

  • As conexões estáveis o suficiente para realização de cirurgias robóticas em ambientes virtuais.
  • Drones conectados à internet 5G podem entregar dispositivos que salvam vidas, como desfibriladores, em áreas rurais de difícil acesso.
  • O uso de óculos e fones de ouvido de realidade virtual e aumentada para apoiar treinamentos médicos, acompanhando cirurgias complexas em tempo real.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *