A fim de manter o foco exclusivamente voltado para a saúde humana, os hospitais de todo o Brasil – e do mundo – têm optado por deixar suas áreas de Tecnologia da Informação nas mãos de companhias especializadas. Isso gera economia de esforços das equipes internas, de tempo e de custos.

De acordo com a plataforma de inovação aberta Distrito, as healthtechs brasileiras, que desenvolvem soluções voltadas ao setor da saúde, receberam aportes de US$ 91,7 milhões no primeiro trimestre deste ano – valor 324% superior ao mesmo período de 2020.

A infraestrutura de TI na área da saúde tem impacto positivo na experiência dos pacientes e funcionários. A grande quantidade de dados detidos na rede dessas instituições exige computadores potentes que não sofram interrupções em seu funcionamento, o que poderia acarretar resultados letais.

Como a locação de equipamentos colabora na gestão hospitalar?

Os hospitais demandam máquinas atualizadas, com tecnologia de ponta e processadores capazes de gerir informações de maneira ágil e eficaz. De forma simplificada e sem altos investimentos, é possível implementar equipamentos de qualidade e personalizados para a necessidade da instituição de saúde através do aluguel de hardware.

Notebooks e desktops são fundamentais para realizar o cadastro de pacientes, acessar suas informações, agendar consultas, controlar estoque de medicamentos e demais funções. Na recepção, por exemplo, são necessários aparelhos bem estruturados, com capacidade de armazenamento de grandes volumes de dados.

Além disso, as impressoras são importantes para realizar cópias de documentos, como guias de convênio, exames e receitas médicas. Por isso, o aluguel de impressoras também facilita a gestão do negócio, tendo em vista que as máquinas estão sempre atualizadas e com a manutenção em dia sem custos adicionais.

Para os profissionais que transitam pelos corredores, como médicos e enfermeiros, a melhor opção são dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Dessa forma, eles podem acessar históricos e realizar eventuais pesquisas de forma prática e rápida.

Por que utilizar ferramentas eletrônicas em hospitais?

A empresa de soluções tecnológicas Zebra Technologies realizou um estudo com profissionais de hospitais no Brasil em 2022. Estima-se que, até o fim do ano que vem, 90% das enfermeiras acessem prontuários médicos através de dispositivos móveis. Percebendo esse aumento do uso de tecnologias na área da saúde, destacamos algumas vantagens dessa digitalização:

  • Os pacientes podem realizar agendamentos online e acessar os resultados de exame pela internet, sem necessidade de aglomeração dentro de hospitais para colher informações;
  • Com o uso da computação em nuvem, os profissionais têm maior praticidade para operar sistemas à distância, tendo qualquer informação em mãos;
  • Há uma real diminuição de custos advinda tanto do aluguel de hardware quanto da utilização de softwares de gestão e registros médicos digitais;
  • A otimização do controle de estoque de medicamentos e utensílios hospitalares evita atrasos nos tratamentos;
  • A integração de informações de diferentes departamentos reduz erros e riscos à vida dos pacientes.

Fique de olho nas inovações dentro da área da saúde, pois quanto mais as instituições acompanharem as tecnologias hospitalares, mais segurança poderão oferecer às pessoas.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *