Agronegócio: Como a infraestrutura de TI pode otimizar a sua produção?

O agronegócio é um dos setores mais influentes da economia brasileira, com registro de  ​​participação de 26,6% no PIB brasileiro em 2020, conforme a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em uma era altamente tecnológica, hoje o agricultor conta com soluções de ponta para administrar cada etapa da cadeia produtiva com bastante praticidade, redução de custos e de tempo.

O objetivo da implementação de ferramentas digitais no agronegócio é otimizar tarefas, aumentar a produtividade e reduzir as adversidades nas plantações. Veja abaixo algumas das tecnologias que têm revolucionado o setor:

Computação em nuvem

Com o potencial de tornar a gestão mais prática, a computação em nuvem realiza o armazenamento de dados em ambiente seguro e demais serviços online que possibilitam que o agricultor acompanhe todas as etapas de produção de forma remota. O tratamento desses dados colabora na tomada de decisões, aperfeiçoamento de processos, maior agilidade nas operações e diminuição de riscos.

Robotic Process Automation (RPA)

Capaz de reproduzir atividades realizadas pela mão de obra humana, a automação de processos promove a otimização de tarefas e de tempo dos agricultores. Esta tecnologia efetua práticas repetitivas de forma automática e simples, reduzindo erros e custos e aumentando a produtividade e eficiência das operações.

Inteligência artificial

Organiza informações relevantes que colaboram na tomada de decisões em tempo real, proporcionando redução de custos e ganhos de produtividade. Além disso, já existem softwares de inteligência artificial que são capazes de processar imagens aéreas de drones para identificar ervas daninhas e outros riscos à plantação.

Big Data

Ainda falando da implementação de drones, se combinados com o Big Data, analisam dados climáticos e métricas de lavouras para conseguir tratar da irrigação, saúde do solo, controle de pragas, etc. Esta análise de dados fornece informações que ajudam a evitar o desperdício nas plantações e tem capacidade para definir quantidades de insumos a serem utilizados, como adubos e sementes. Ainda, identifica vulnerabilidades, evita contaminação por agrotóxicos e planeja ações preventivas.

Assinatura eletrônica

Essa ferramenta faz parte de uma etapa importante na realização de trâmites, permitindo que o agricultor adquira produtos e máquinas à distância, ganhando mais tempo para realizar suas atividades. Ela é usada para autenticar documentos e transações, proporcionando maior agilidade e eficiência aos seus processos, tendo em vista que tornam-se desnecessários encontros presenciais para fechamento de um negócio, por exemplo. É uma alternativa sustentável e mais barata.

Reconhecimento facial

É capaz de identificar animais e sondar informações como consumo de água e comida, padrões de comportamento e período de cio. Dessa forma, os agricultores podem tomar melhores decisões quanto à saúde do bicho, além de não precisarem estressar o gado com o procedimento invasivo de implantação de brincos.

O agronegócio é muito importante no Brasil, um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, e tende a crescer cada vez mais com o uso de soluções inovadoras. Por isso, não hesite em modernizar o seu negócio. Você irá se surpreender com o potencial das tecnologias nesse segmento.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *