Notebooks nas salas de aula estimulam alunos e trazem vantagens ao ensino
É indiscutível a transformação tecnológica pela qual a área da educação tem passado, especialmente ao longo da pandemia. As escolas rapidamente passaram a transmitir conteúdos de forma 100% online e, agora, com as aulas voltando à normalidade, notamos maior flexibilidade de gestores educacionais, professores e alunos em aceitar a implantação de tecnologias na rotina escolar. Tanto os jovens quanto o corpo docente já se ajustaram ao uso de dispositivos digitais para ensino e aprendizado, identificando um dinamismo interessante para ambos os lados.
A tecnologia transforma o modo como os educadores ministram suas aulas, permitindo que tenham acesso a aplicativos, sites e jogos que contribuem para a disseminação da disciplina. Essas diferentes formas de transmitir o conteúdo auxiliam no processo de aprendizagem do estudante, estimulam sua criatividade, motivam e estreitam a sua relação com o professor. Por isso, diversas escolas têm investido não somente em salas de informática, mas também em notebooks dentro das salas de aula convencionais. De acordo com um estudo realizado pelo CETIC, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 94% das escolas no Brasil possuem conexão à internet sem fio, mas apenas 51% disponibilizam o acesso para os alunos dentro de sala de aula.
Uma das inúmeras vantagens de optar pelo uso da internet na rotina das aulas é que os professores podem utilizar ferramentas que desenvolvam relatórios de desempenho a partir dos resultados nas atividades realizadas online. Dessa forma, o corpo docente será capaz de identificar os tópicos que os alunos têm mais dificuldade, realizando revisões mais pontuais ou mudando a estratégia de ensino. Testar alternativas diversas para a disseminação de conhecimento estimula o aluno a aprender e ajuda o professor a compreender a melhor forma de ensinar. Do lado da sustentabilidade, os notebooks na sala de aula colaboram com a redução do uso de papel.
Como forma de viabilizar essa transformação digital, se manterem atualizadas e oferecerem aos alunos equipamentos adequados – isso diz respeito tanto ao modelo e versão do notebook quanto à imposição de restrições para conteúdos considerados inadequados ou que tiram a atenção dos estudantes no momento das aulas – as instituições de ensino têm investido no aluguel de máquinas. Você, gestor da área da educação, já pensou nessa possibilidade?