Manutenção terceirizada do parque tecnológico otimiza infraestrutura corporativa

A manutenção de parques tecnológicos corporativos demanda recursos tanto por parte da equipe quanto do orçamento. É uma operação estratégica e precisa ter o viés da confiabilidade como premissa para que eficiência e produtividade sejam palavras-chave nas operações de todos os dispositivos.

O investimento é relevante e deve ser cautelosamente analisado para que os contratos de manutenção levem à melhoria contínua do desempenho dos equipamentos. Assim, não somente são revisados quando apresentam problemas, mas passam por inspeções e ações  recorrentes tanto para sua conservação quanto para ajustes a eventuais novas necessidades do negócio e da mão de obra, além da calibragem necessária para que operem com menor custo e maior agilidade.

À medida que a flexibilidade e a gestão eficiente dos orçamentos se tornam cada vez mais necessários, as instituições procuram pela terceirização de inúmeros serviços de TI. A manutenção terceirizada contínua mantém o foco da equipe no core business e reduz gastos causados pela eventual substituição de máquinas que ainda possuem tempo de vida.

Com o apoio de uma equipe especializada, a empresa tem à disposição reparos técnicos, troca de equipamentos de maneira ágil e acompanhamento proativo através de manutenções preventivas.

Tal alternativa dá oportunidade de contornar a “obsolescência programada” dos ativos de TI e ampliar o ciclo de vida, evitando o descarte eletrônico excessivo. Mesmo após a expiração das garantias, os especialistas em TI podem identificar oportunidades de reparo, reutilização e reciclagem.

Diferente dos fabricantes das máquinas, as empresas que promovem manutenção terceirizada são capazes de fornecer suporte para qualquer marca, oferecendo a mesma qualidade de serviço e conhecimento técnico.

As vantagens da terceirização de TI incluem o desenvolvimento sustentável, agilidade no atendimento, manutenção e suporte especializado, substituições e reparos em curto período, assistência técnica local ou à distância, dentre outros pontos.

Maior ciclo de vida

Nem todos os aparelhos precisam de substituição. Estudos comprovam que a infraestrutura de TI tem maior duração se efetuadas manutenções preventivas, já que as falhas são eliminadas quando o problema ainda é pequeno.

Suporte técnico

Empresas de manutenção terceirizada oferecem assistência técnica remota e presencial de forma ágil e prática. Se não for possível concluir a manutenção in loco, substituem a máquina por uma nova para evitar que o colaborador perca tempo de trabalho.

Sustentabilidade

Ao prolongar a vigência dos equipamentos de TI, as empresas diminuem o descarte eletrônico e a emissão de gases do efeito estufa, provocada pela fabricação de novas máquinas. Seguindo por este caminho, as companhias de terceirização de hardware colaboram para tornar a infraestrutura de TI mais sustentável.

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