Tecnologia

A tecnologia a favor da sustentabilidade

A tecnologia verde está em alta e contempla o gerenciamento dos impactos ambientais ao desenvolver ou utilizar uma solução. Caracteriza-se, entre outras condutas, pela reduzida emissão de carbono e poluição, consumo consciente de recursos naturais, uso de energia renovável e muito mais.

Soluções tecnológicas alimentam o crescimento das empresas, da economia como um todo, facilita processos corporativos e a vida pessoal, porém consomem alta energia desde a fabricação até o descarte – este último, aliás, de muitos componentes que não podem ser reaproveitados.

Executivos no mundo inteiro têm se atentado para tendências sustentáveis em todo o ciclo da operação corporativa e isso envolve não apenas as ferramentas tecnológicas, mas também a criação de uma cultura empresarial que prioriza o planeta acima dos próprios ganhos.

Algumas tecnologias já conhecidas e utilizadas pelas companhias desempenham o papel facilitador e potencializador de negócios que se espera. Porém, vale lembrar que elas podem, também, auxiliar na adoção de uma rotina corporativa mais sustentável.

Inteligência Artificial

Um estudo da consultoria Gartner, realizado em novembro, estima que a receita mundial de IA em 2022 aumente 21,3% em relação a 2021. Essa tecnologia é capaz de realizar a gestão de dados voltados para a tomada de decisões relacionadas a questões sustentáveis. Ela pode ser aplicada em diversos setores para auxiliar o gerenciamento de impactos ambientais e mudanças climáticas.

Biocombustíveis

Combustíveis produzidos a partir de fontes renováveis ou matéria-prima biológica, como gorduras, estercos e algas, são uma possibilidade para empresas que utilizam meios de transporte em suas funções. O etanol, biodiesel e biogás, por exemplo, garantem menor dependência energética de fontes não renováveis, como o petróleo.

Monitoramento inteligente

Dentro das empresas é possível instalar analíticos de vídeo para detectar falhas nas operações. Além de conseguir identificar quando uma máquina está funcionando fora do horário, podendo reduzir o consumo de energia, o monitoramento inteligente constata vazamentos de água, evitando desperdícios.

Sistemas de captação e reutilização de água

Fazer uma gestão hídrica eficiente é uma excelente forma de proteger o meio ambiente. Há sistemas de captação e tratamento de água da chuva, que geram economia ao permitirem reutilizar a água para irrigação, limpeza, entre outras tarefas.

Energia limpa e renovável

A energia solar, realizada por painéis fotovoltaicos, possuem baixo impacto ambiental e eliminam emissões de gases do efeito estufa. Essa tecnologia diminui imensamente os gastos com contas de luz.

Aluguel de hardware

A locação de equipamentos também pode ser considerada uma alternativa sustentável quando comparada à compra. Em vez de descartar dispositivos obsoletos, você os substitui por máquinas atualizadas pela empresa locadora, evitando desperdícios enquanto a companhia de locação toma responsabilidade pelo destino e reuso de peças. Além disso, aparelhos que estão em constante revisão consomem menos energia elétrica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.