Segurança da informação no trabalho híbrido: como proteger os dados empresariais?

À medida que as empresas aderem ao trabalho híbrido de forma definitiva, intensifica-se a preocupação da área de TI para manter a conectividade segura entre a equipe que está presencial e a que está em casa. A integração dos colaboradores é fundamental para o funcionamento pleno da organização, no entanto, é preciso garantir a segurança dos dados corporativos.

Apesar do modelo híbrido de trabalho ser realidade para o novo ano, existem diversos desafios de gestão que precisam ser enfrentados no meio do caminho, exigindo não só uma boa liderança, mas também disposição por parte dos funcionários.

A empresa precisa estar atenta às novas tecnologias do mercado para poder implantar soluções que colaboram para a proteção dos dados e bem-estar das equipes. Afinal, se a instituição não investir em softwares de monitoramento, acaba perdendo o controle sobre o ambiente em que seus dados são acessados, podendo haver roubo de informações confidenciais ou outras intercorrências que podem prejudicar a sua operação.

Na computação em nuvem, por exemplo, os profissionais têm maior praticidade para operar sistemas à distância, tendo os arquivos corporativos disponíveis de qualquer lugar. Por isso, é preciso ter muito cuidado com o sistema que efetua o controle de acesso desses usuários, para assim evitar o vazamento de informações para pessoas não autorizadas.

Uma pesquisa sobre o tema “Segurança de Trabalho Remoto e Híbrido”, realizada em 2021 pela Check Point, consultoria de segurança, afirma que 45% dos 450 profissionais de TI e segurança entrevistados acreditam que há maior risco de ataques cibernéticos para as empresas que trabalham remotamente.

Destacamos algumas dicas de como proteger os dados empresariais:

Políticas de Segurança

Elaborar um documento discriminando todas as práticas de segurança que devem ser respeitadas pelos colaboradores, listando as responsabilidades de cada profissional que utiliza as redes da instituição.

Conscientização da equipe

Instruir os usuários a respeito dos perigos das redes públicas, solicitando cuidado com e-mails e links suspeitos, assim como a precaução no ambiente de trabalho remoto em que estarão presentes.

VPN

A Virtual Private Network, ou Rede Virtual Privada em português, é uma conexão para que as informações trafeguem na internet de forma criptografada, dificultando o roubo de dados e rastreio das atividades online.

Dispositivos atualizados

Manter os softwares e antivírus atualizados e efetuar varreduras frequentes para deletar arquivos ultrapassados ou não originais minimiza riscos ao sistema.

Utilizar apenas softwares instalados pela TI da empresa

Muitas vezes o colaborador busca por aplicativos sem entrar em contato com a área de TI da empresa e acaba realizando o download de arquivos falsos ou carregados de malwares. Por isso, é importante utilizar as ferramentas já instaladas na máquina ou verificar previamente com o setor responsável a respeito de novos programas.

A LowCost oferece o MDM (Mobile Device Management) como um de seus serviços. O software de monitoramento e gestão empresarial garante a segurança, visibilidade e controle eficiente dos ativos físicos da empresa durante todo seu ciclo de vida, além de assegurar que os arquivos estejam sempre em armazenamento verificado e salvos de ameaças virtuais.

Com a implantação dessa ferramenta, o gestor pode restringir acessos e gerenciar recursos de forma remota, protegendo os dados e mantendo a segurança das informações corporativas. Entre em contato com um de nossos consultores para saber mais.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *