Preços mais altos devem reduzir as vendas de computadores no Brasil em 2022

Inflação, preços de peças em dólar e falta de componentes para atender toda a demanda global fazem com que o valor final dos computadores no Brasil esteja mais alto e, consequentemente, que as vendas sejam um pouco menores em 2022.

Segundo a consultoria IDC, no ano passado as vendas devem ter alcançado 8,5 milhões de máquinas – os números de 2021 ainda estão em fechamento. Para este ano, a projeção da IDC é de que sejam comercializados 8,3 milhões de equipamentos, 2,6% a menos.

Em 2019, o preço médio de venda de uma máquina da fábrica ao canal de distribuição era de R$ 2,8 mil, sem impostos. Em 2021, o preço médio ficou na casa dos R$ 4,2 mil”, disse ao jornal Valor Econômico o economista Daniel Voltarelli, analista de mercado de tecnologia da informação e comunicações da IDC Brasil. A matéria no jornal foi publicada no dia 6 de janeiro de 2022 e pode ser conferida na íntegra pelo link: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/01/06/venda-de-computador-deve-cair-apos-5-anos-de-expansao.ghtml .

Porém, com a tendência do trabalho híbrido se consolidando cada vez mais no país e os profissionais voltando aos seus postos físicos de trabalho, ainda que apenas algumas vezes na semana, as empresas nacionais têm mostrado a necessidade de renovar seus parques tecnológicos.

Devido a esse retorno e à forte instabilidade econômica, muitas companhias têm apostado na locação de equipamentos e buscado tecnologias modernas e atualizadas sem precisarem fazer o investimento de compra ou da realização de upgrade em máquinas já ultrapassadas. A locação de computadores é uma solução em crescimento no Brasil, especialmente nos momentos em que a economia não está a favor do empresário e da população como um todo.

Uma pesquisa realizada pela TIC Empresas, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, afirma que, em média, 63% das empresas tiveram um aumento total ou parcial na adesão à terceirização ou outsourcing da estrutura de TI em 2021.

Dentre os diversos benefícios incorporados ao aluguel de máquinas, destacamos:

Manutenção

A fim de garantir qualidade e segurança na rotina dos trabalhadores, as empresas de locação oferecem equipamentos novos e com manutenção sempre em dia. O suporte técnico é efetuado de maneira imediata, tanto os atendimentos remotos realizados por WhatsApp ou telefone quanto as eventuais substituições de máquinas in loco.

Benefício fiscal

O aluguel está inserido na modalidade de despesas OPEX. Uma de suas vantagens é a possibilidade da dedução na tributação do ano corrente, facilidade de aprovação dos gastos e maior flexibilização dos custos, sem necessidade de descapitalização para aquisição de novos equipamentos.

Aumento da produtividade

Equipamentos de TI necessitam de atualizações constantes para que nenhum dispositivo fique obsoleto e gere problemas. O contrato com uma empresa de locação de hardware garante a entrega de serviços de inteligência ao negócio e permite a manutenção e reposição do aparelho de maneira rápida e eficaz, aumentando a produtividade e evitando momentos de ociosidade.

A economia de custos, parque tecnológico atualizado e manutenção imediata são capazes de colaborar para a maior produtividade do negócio.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *