Os desafios da gestão de tecnologia no Brasil

A tecnologia ao longo dos anos foi ganhando credibilidade até dos mais tradicionais. Hoje em dia é um dos meios mais seguros e assertivos de alavancar os resultados das empresas. A prática da gestão sempre carrega desafios, e a gestão da tecnologia não é diferente. É preciso ter sempre em mente que os resultados valem a pena, uma boa implantação da tecnologia só tem a acrescentar quando feita da maneira certa e em harmonia com a realidade, necessidades e dinâmica de negócio da empresa. 

Tecnologia para todos:

Dentro do panorama brasileiro é comum que pequenas e médias empresas encontrem dificuldade em integrar uma boa gestão de tecnologia. Segundo pesquisas, várias empresas demonstram interesse em assumir uma postura tecnológica e inovadora porém imaginam que seja um projeto distante pela falta de capital a ser investido. Pelo contrário, a tecnologia é uma aliada na redução de custos. A ideia principal é a melhoria dos procedimentos da companhia sem gerar gastos.

Os principais desafios:

  • Atualização de recursos: Uma das questões que as empresas enfrentam é o fato de os equipamentos adquiridos se tornarem obsoletos com o passar do tempo. A falta de atualização pode se tornar um problema maior, as máquinas passam a não serem tão seguras, passam a não responder como antes até o momento que elas geram mais custos do que benefícios. Uma das soluções que as companhias encontram para esse impasse é a locação de equipamentos, assim contam com manutenções e atualizações frequentes, acompanhando os avanços tecnológicos;
  • Segurança de arquivos e dados: Um dos principais desafios de uma companhia é a segurança da informação. Diversas empresas já possuem sistemas de proteção de dados, criptografia, e segurança dobrada em sua base de dados.
  • Adaptação com a equipe: Esse é um dos desafios constantes da gestão da tecnologia. Trata-se de um processo contínuo de integração entre a tecnologia e as áreas de comunicação interna. Nesse caso, a tecnologia só tem a acrescentar se for bem utilizada e valorizada. Ela pode facilitar a comunicação entre equipes, sincronizar agendas, enfim, tornar uma série de atividades bem mais fácil.
  • Redução de custos: Uma boa gestão tem a responsabilidade de prever os impactos das decisões. A área da tecnologia da informação é uma área de ações, projetos, dados, mensuração e resultados. O maior desafio é manter os processos ágeis com o menor custo possível, tendo a tecnologia como principal aliada.
  • Trabalho em equipe: Uma equipe bem estruturada é primordial para que todo o esforço dê certo. É importante a criação de um ambiente aberto, de inovação, ideias e implementação de novos projetos.

Conte com a LowCost

A LowCost tem experiência de 25 anos em soluções de tecnologia para empresas. Desmistificando a ideia de que a inovação tecnológica é somente para grandes empresas, trazendo a modernização e redução de custos para companhias menores. Acreditamos no compromisso de nossos profissionais e estamos a disposição para entender e atender seu negócio. 

Fale com a gente! Solicite uma consultoria e vamos crescer juntos!

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *