Quais são as principais diferenças entre CAPEX e OPEX?

Como estratégia para o negócio, vale considerar a forma de realizar – e lançar contabilmente – os seus investimentos em TI

Realizar a gestão de investimentos de uma organização demanda estratégia para que o retorno seja o maior possível.

Você já ouviu falar em CAPEX e OPEX? São duas modalidades de lançamento contábil dos investimentos realizados por uma empresa. É importante entender sobre o tema para conseguir agir estrategicamente em relação às formas mais efetivas de investir em equipamentos de TI, por exemplo, e tomar a decisão com maior benefício ao negócio.

CAPEX

Sigla para Capital Expenditure, diz respeito às despesas de aquisição de bens de uma empresa. É o dinheiro direcionado para compra de equipamentos, máquinas e instalações da companhia.

Por um lado, os investimentos Capex tornam-se parte dos ativos da empresa e, por outro, são depreciados ao longo do tempo, demandando upgrades, atualizações e eventuais trocas. Esses fatores devem ser levados em consideração quando falamos em equipamentos tecnológicos.

OPEX

Sigla para Operational Expenditure, que são as despesas operacionais responsáveis por preservar o bom funcionamento dos bens da empresa. Ou seja, salários, contratação de serviços, despesas de consumo, aluguel de máquinas e equipamentos, assinaturas de Softwares as a Service, etc.

Dentre suas vantagens, notamos dedução na tributação do ano corrente, facilidade de aprovação dos gastos e maior flexibilização dos custos, sem necessidade de descapitalização para aquisição de novos equipamentos.

O setor de tecnologia está em constante evolução com o desenvolvimento de novas ferramentas e a modalidade de investimento OPEX colabora com maior flexibilidade para adoção de novas tecnologias e maior agilidade nos investimentos em TI, já que são valores menores daqueles envolvidos em uma compra, e menor descapitalização à vista, já que trata-se de investimentos geralmente mensais.

Por fim, a sua estratégia contábil e necessidade do negócio é o que vai definir a melhor modalidade de investimento. A escolha deve priorizar a ação de menor risco possível, bem como buscar por resultados positivos para a empresa. Realize um planejamento que tenha em vista o futuro da organização, preservando a boa gestão de tecnologias e eliminando as possibilidades de investimentos que podem ter grande impacto no curto e médio prazo.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *