Tecnologia

Metaverso – O que é e como está sendo desenvolvido no Brasil?

O metaverso é um universo digital que pode ser acessado mediante a junção de ferramentas de realidade virtual e aumentada. É a tentativa de construir uma vida paralela no meio digital, em que possamos realizar, através de avatares em terceira dimensão, todas as atividades que fazemos no mundo físico, como interagir com outras pessoas, fazer compras, trabalhar, viajar, etc.

Apesar do conceito existir desde 1992, a partir do livro “Snow Crash”, de Neal Stephenson, o termo tornou-se popular em outubro do ano passado, quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome da sua empresa para Meta. “Meta vem da palavra grega que significa ‘além’. Para mim, simboliza que há sempre mais para produzir, há sempre um próximo capítulo para a história”, diz o fundador do Facebook.

Uma pesquisa divulgada em dezembro de 2021 pela Bloomberg estima que o metaverso será um mercado global com giro de US$ 800 bilhões até 2024. O desenvolvimento de games deverá ser o principal detentor dessa fatia, acompanhado do segmento de eventos na nova camada da realidade.

No Brasil, embora a infraestrutura de tecnologia e de telecomunicações precise avançar para sustentar de maneira eficaz o volume de dados que o metaverso transaciona, já existem empresas e pessoas encontrando formas para acessar e usufruir desse mundo paralelo. Veja alguns exemplos:

MedRoom

A MedRoom é uma startup brasileira que usa a realidade virtual como complemento para auxiliar o ensino de medicina. Esta edtech desenvolveu um aplicativo com o intuito de viabilizar o aprendizado à distância a partir da realidade virtual, propondo interação em um cenário digital que se relaciona com o espaço físico do usuário.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil também já está no metaverso. As operações da empresa funcionarão dentro da cidade de Complexo, no servidor de RolePlay do jogo GTA. “O jogador poderá abrir contas e receber benefícios para seu personagem. Também serão ofertados empregos, como o de abastecedor de caixa eletrônico, com a responsabilidade de trabalhar com remessas de valores, inclusive, dirigindo o carro forte, exatamente como na vida real”, explica matéria no site da instituição.

Prefeitura de Uberlândia

Em janeiro, a Prefeitura de Uberlândia, em Minas Gerais, realizou a primeira reunião de trabalho do Executivo no metaverso. Os participantes usaram óculos de realidade virtual para entrar em uma sala de chat da Horizon Workrooms, da Meta.

Cerimônia de Casamento

Neste mês de março foi realizado o primeiro casamento brasileiro no metaverso. A cerimônia de Rita e André aconteceu numa igreja virtual, guiada pelo historiador Leandro Karnal, e contou com a presença de convidados, aliança digital e a união por meio de um contrato inteligente. “Todo mundo queria dançar na pista com o avatar do Leandro Karnal, foi o máximo”, disse a noiva ao Uol. O verdadeiro potencial do metaverso ainda é uma incógnita, não se sabe ao certo o máximo que se pode alcançar. O fato é que a vida como conhecemos hoje será mais uma vez revolucionada pela tecnologia, expandindo as oportunidades de interação entre as pessoas

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *