Locação de TI é estratégica para a redução de custos das empresas

Somente no primeiro semestre de 2022, foram abertas 2.016.481 milhões de empresas no Brasil. Destas, 78,48% são MEIs (microempreendedores individuais), o equivalente a 1.582.628 mil CNPJs. O levantamento é da Contabilizei, a partir de dados da Receita Federal.

Ao mesmo tempo, entre janeiro e agosto deste ano, mais de 1,1 milhão de empresas encerraram as atividades, segundo informações do Ministério da Economia, que registrou um avanço na quantidade de empresas que fecharam neste ano.

Conseguir manter as contas em dia e o saldo positivo, especialmente nos primeiros anos de atividade, é um desafio para a maioria dos empreendedores em nosso país. As estratégias para alcançar os resultados variam de acordo com cada negócio e segmento de atuação. Mas, de modo geral, há iniciativas que podem beneficiar todos os tipos de empresas. Um exemplo disso é a locação de equipamentos de TI.

Locação de computadores e impressoras

O investimento inicial para abrir uma empresa e o orçamento mensal até o fortalecimento da marca são fatores que impactam diretamente na viabilidade de muitos negócios.

Nesse sentido, o aluguel de computadores e outros equipamentos para escritório (como impressoras) é uma alternativa vantajosa quando comparada à aquisição da infraestrutura de TI. Veja por que:

  • Não há comprometimento do capital de giro para compra das máquinas, já que na modalidade de aluguel, o valor é diluído mensalmente. Com um investimento menor em equipamentos, é possível destinar os recursos para outras frentes;
  • Nos contratos de locação de computadores, notebooks e impressoras está inclusa também a assistência técnica. Sua empresa não precisa ter uma equipe interna ou um prestador terceirizado para dar suporte e manutenção em caso de necessidade. Instalações de programas e atualizações de softwares também fazem parte do pacote;
  • “Tempo é dinheiro” é outro conceito atendido pelos serviços de locação. Ficar com máquinas paradas por problemas ou necessidades de atualização pode significar a perda de negócios ou atraso nas demandas do dia, impactando nos resultados. Com o modelo de aluguel, seus computadores e impressoras estarão sempre disponíveis e funcionando, pois em caso de problemas mais graves, eles são substituídos rapidamente;
  • A dedução fiscal é mais uma vantagem da locação de equipamentos de TI. O modelo de aluguel se enquadra como despesa mensal (gasto operacional – OPEX) e o abatimento pode chegar a 34% (é preciso verificar o regime no qual a empresa se enquadra, entre outros detalhes, para garantir o desconto nos impostos);
  • Flexibilidade e adaptação para aumentar ou reduzir o número de equipamentos também é um benefício da locação. Os modelos de contrato permitem rápido ajuste em caso de aumento ou redução na quantidade de máquinas, eliminando a ociosidade e agilizando a disponibilidade de novos equipamentos quando necessário.

Esses benefícios permitem ao empreendedor focar no core business, investindo seu tempo e energia aquilo que realmente importa para sua empresa.

Quer conhecer mais vantagens e detalhes do modelo de aluguel de desktops, notebooks e impressoras? Entre em contato com o time comercial da LowCost e saiba mais!

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *