MDM: Entenda como essa solução pode gerar mais produtividade e segurança para as empresas

Você sabe o que é MDM? A sigla é a abreviação de Mobile Device Management, um sistema voltado à gestão de dispositivos móveis, que permite o gerenciamento de tablets, smartphones e notebooks corporativos a partir de uma plataforma centralizadora.

Sabemos que, com o avanço da tecnologia, as ferramentas de comunicação são indispensáveis para a execução de tarefas e processos de trabalho, com recursos que permitem operações mais ágeis, eficientes e colaborativas. No entanto, considerando todo o fluxo de informações compartilhadas no ambiente digital, a necessidade de se estabelecer um meio de proteção e controle de acesso aos dados tornou-se ainda mais evidente. 

Para atender a essa demanda e oferecer mais visibilidade e transparência sobre os dispositivos móveis, os softwares de MDM contemplam soluções convenientes à gestão corporativa, tendo em vista a manutenção da autonomia dos colaboradores, o gerenciamento dos processos e a segurança dos dados. 

Benefícios do MDM para empresas

O software de MDM oferece uma série de vantagens para empresas que utilizam os dispositivos móveis em operações diárias com seus colaboradores. A implantação do sistema, além de gerar mais eficiência e produtividade, conta com diversos benefícios como: 

  • Segurança cibernética

Os ataques aos dados em ambientes digitais são cada vez mais recorrentes. Segundo um levantamento realizado pela Syhunt, consultoria especializada em segurança cibernética,  mais de 2800 empresas, governos e instituições tiveram suas informações vazadas ou sequestradas de janeiro de 2019 a janeiro de 2022.

Considerando tais riscos, um sistema de gerenciamento para dispositivos móveis é fundamental, a fim de restringir o acesso e o compartilhamento de dados importantes e valiosos para a empresa.

Além disso, o MDM é um dos mecanismos adotados por grandes organizações para colaborar com o cumprimento das regras e determinações da LGPD.

  • Redução de custos

O software MDM pode auxiliar na diminuição dos gastos em diversas frentes da empresa, uma vez que é possível controlar o consumo de dados de voz e internet, monitorar processos desnecessários que subtraem o tempo dos colaboradores e impactam diretamente na produtividade. 

O sistema também permite economizar na contratação de outras proteções e programas de monitoramento, que precisam ser configurados individualmente.

  • Otimização do ciclo de vida dos equipamentos

Garantir o bom funcionamento dos aplicativos e, consequentemente, uma maior vida útil para os aparelhos utilizados é mais uma vantagem do MDM. Com o software, as equipes de TI podem ter melhor visibilidade sobre a necessidade de atualizações, quais os apps ativos e os níveis de proteção necessários. Vale ressaltar que todo o controle pode ser feito de forma remota e em tempo real. 

  • Como funciona o software de MDM

O sistema MDM funciona a partir de uma única plataforma de gerenciamento, com APIs instaladas diretamente nos dispositivos móveis utilizados pela empresa. De forma que, os gestores conseguem atualizar políticas, permissões e configurações no sistema e enviá-las para cada aparelho em uso. Os softwares de MDM são compatíveis com os principais sistemas operacionais como iOS, Android, Windows Phone, entre outros.
Quer saber mais sobre o MDM para a sua empresa? Fale com a LowCost e entenda como implantar uma ferramenta de gestão completa, pensada para atender as necessidades do seu negócio.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *