5 soluções para evitar problemas na infraestrutura de TI durante a Black Friday

Segundo o último estudo divulgado pela consultoria NielsenIQ Ebit – 2021, a Black Friday é a data com maior representatividade de vendas no e-commerce brasileiro, com faturamento de R$ 5,8 bilhões, resultado de 8,8 milhões de pedidos online, em sua última edição.

De acordo com o relatório, o número de consumidores no e-commerce aumenta a cada ano e, para que os varejistas suportem essa demanda e consigam oferecer um atendimento de qualidade aos clientes, é necessário organizar os processos e a capacidade de infraestrutura com antecedência.

Destacamos abaixo as principais orientações para evitar problemas na infraestrutura de TI durante a Black Friday. Confira!

Verifique a sua plataforma

Com os picos de acesso aos e-commerces é preciso garantir que a plataforma de vendas não apresente lentidão no sistema ou erros na finalização das compras. Por isso, a recomendação é verificar todas as funcionalidades operacionais da plataforma para se proteger quanto a possíveis problemas na usabilidade, segurança, velocidade e capacidade de acesso.

Contrate servidores escaláveis

Os servidores são os responsáveis por todo o processamento de dados do e-commerce. Em um evento com a proporção da Black Friday, eles precisam ser ainda mais eficientes. Neste caso, os servidores em nuvem são as melhores opções, pois podem ser escaláveis, ou seja, aumentam a capacidade de armazenamento conforme a intensidade de acessos.

Faça o gerenciamento do estoque

Uma das primeiras coisas que os varejistas devem fazer para se preparar para a Black Friday é investir no estoque. Isso não significa apenas a compra de novos produtos. Contempla também a contratação e atualização de sistemas de gerenciamento que possam acompanhar as movimentações em tempo real.

Atualize os equipamentos

Para uma boa operação na Black Friday (e em todos os momentos!) é importante manter os equipamentos de TI atualizados, desde softwares de gestão até notebooks e impressoras, para assim, evitar falhas nos momentos de maior fluxo de pedidos.

Uma solução prática e viável para suprir essa demanda corporativa é a locação de equipamentos de TI. Esse modelo de negócio garante os hardwares e softwares necessários para melhor desempenho dos processos de venda, além de contar com inúmeras vantagens para os lojistas como assistência técnica ágil, redução de custos, abatimento de despesas no imposto de renda e redução nas contas de energia, por se tratar de equipamentos novos e sem nenhum desgaste de bateria.

Garanta o bom funcionamento das máquinas

É um requisito primordial para o sucesso da Black Friday no varejo físico ou e-commerce que as máquinas estejam em perfeito funcionamento. Já imaginou se, com milhares de pedidos na fila, as impressoras de notas fiscais parassem de funcionar ou apresentassem erros de comunicação com o sistema? Seria um grande transtorno para toda operação, não é mesmo?

Por isso, é fundamental realizar, com antecedência, as devidas manutenções, além de contar com sistemas que monitorem o desempenho das máquinas, a fim de antecipar a informação sobre os problemas que podem surgir com a alta demanda, como foi o caso de um grande player do varejo, solucionado pela LowCost, empresa pioneira em outsourcing de impressão.

“A empresa em questão tinha diversas multas advindas de interrupções nos processos de venda e outros problemas operacionais. Depois de um trabalho intenso, desenvolvemos um plano estratégico contra as falhas convencionais, o que evitou que ocorresse quebras de contrato SLA (Service Level Agreement).”, conta Wellington Silva, responsável pelo relacionamento corporativo da LowCost.

Confira o case completo aqui.

Quer saber mais sobre as soluções de outsourcing para otimizar a infraestrutura de TI do seu negócio? Entre em contato com a LowCost

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