Evoluções tecnológicas que vão impactar a nossa rotina até 2030

Você já parou para pensar o quanto a tecnologia evoluiu nos últimos 100 anos? Automóvel, avião, telefonia, rádio e televisão, computadores, notebooks, celular, internet… como nossos antepassados viviam sem essas facilidades, não é? E vem muito mais por aí. Mas não vai demorar 100 anos.

O mundo mudará nos próximos dez anos mais do que mudou no último século. Foi o que disse o alemão Gerd Leonhard, um dos principais estudiosos de futuro e estrategista de negócios. Quer saber o que vem por aí?

Vamos conhecer 5 tecnologias que, até 2030, devem estar entre nós, mudando (ainda mais) o nosso jeito de fazer as coisas. As previsões são do Fórum Econômico Mundial.

Internet
Sim, sabemos que a internet não é mais uma novidade. A questão é: para o que precisaremos dela? Com a evolução do 5G, cada vez mais, nos próximos anos, vamos depender da internet para atividades cotidianas, como comprar em lojas que não terão operador de caixa e controlar outros dispositivos – a estimativa é que equipamentos automatizados representem cerca de 50% do tráfego de internet nos próximos anos. E até 2030 teremos notícias do 6G.

Roupas inteligentes
As roupas terão chips e poderão se adaptar à temperatura ambiente, permitindo mais conforto térmico. Também serão capazes de fornecer informações sobre o corpo de quem vesti-las.

Impressoras 3D
Essa tecnologia também não é novidade. Estima-se que até 2030 5% dos produtos fabricados no mundo virão das impressoras 3D. A novidade é que, nesse caminho, startups já estão desenvolvendo equipamentos e materiais para a confecção de partes do corpo humano utilizando a impressão 3D. É a engenharia de tecidos utilizando células-tronco para “fabricar” órgãos.

Supercomputador no bolso e no corpo
Em poucos anos, os celulares terão poder de processamento de supercomputadores. E ainda poderemos tê-los literalmente grudados no corpo. Estamos perto de poder contar com chips implantados em nosso corpo, capazes de enviar, receber informações e se integrar com outros dispositivos.

Carros autônomos
Você já deve ter ouvido falar em testes de carros autônomos que não deram certo. Mas a realidade é que esse é um caminho sem volta. Nos EUA, os carros autônomos devem representar 10% da frota até 2026. Isso será possível graças aos avanços da inteligência artificial e da conectividade (5G), que permitirão o progresso ainda mais rápido da Internet das Coisas (IoT).

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *