Como reforçar a segurança dos seus gadgets e apps

Imagine a seguinte situação: você está andando na rua, mexendo no seu celular e, de repente… um assalto! Seu celular é roubado! E para piorar, ele está desbloqueado, afinal, você estava usando seu aparelho.

Sim, a gente sabe, esse é o tipo de coisa que jamais queremos que aconteça. Não é bom nem falar para não atrair, não é verdade? Mas, além de ficar chateado com o roubo e preocupado com a sua segurança, se isso acontecer, seu dispositivo e aplicativos estarão protegidos?

Em casos como esse, nada melhor do que agir preventivamente. A segurança de seus gadgets e apps tem que ser pensada e executada antes que o pior aconteça. Para te ajudar a proteger tudo de mais importante que tem dentro do seu smartphone, dá uma olhada nessas dicas.

  1. Senhas: Use senhas complexas. Capriche nas letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. E não repita a mesma senha para diversos aplicativos. É clichê, nós sabemos, mas não custa lembrar.
  2. Senhas 2: Embora facilite muito a vida, não salve senhas de banco, de app de compras ou sites no aparelho, seja para acesso automático ou registrada no bloco de notas.
  3. Confirmação em duas etapas: Também conhecida como autenticação de dois fatores, ative essa camada extra de segurança em todos os serviços disponíveis.
  4. Serviços financeiros: Habilite o acesso por biometria para serviços financeiros e não deixe salvo os dados do seu cartão de crédito em aplicativos de compras ou em qualquer outro lugar do seu celular.
  5. E-mails e notificações de recuperação: Desabilite as notificações de SMS e e-mail da tela de bloqueio, pois em caso de envio de códigos de recuperação ou verificação, eles não serão vistos com a tela bloqueada.
  6. Tempo de bloqueio de tela: diminua o máximo possível o tempo de bloqueio automático da tela.
  7. Bloqueio remoto: Você pode bloquear seu aparelho ou apagar remotamente os dados contidos nele. Acesse android.com/find, ou, para iOS, icloud.com, e siga as orientações. Importante: o sistema de localização precisa estar ativado para que o seu dispositivo seja encontrado.
  8. IMEI: Em caso de roubo, você precisará desse código para pedir o bloqueio na operadora móvel e ao fazer o boletim de ocorrência. Lembre-se de solicitar o bloqueio da linha e do aparelho. O IMEI está escrito na caixa do celular ou, para descobrir, digite *#06#.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *