Data centers: o futuro da segurança da informação

Pensando na importância das informações, a startup norte-americana Lonestar Data Holding quer instalar data centers na Lua para armazenar dados importantes. Mas… por que a Lua? As razões dadas são: para maior segurança e por prevenção contra o fim do planeta Terra e da humanidade.

O fundador da Lonestar Data Holding acredita que a Terra está cada vez mais frágil e que a Lua é o lugar perfeito para proteger o nosso futuro. Será mesmo? Bem, para entendermos um pouco melhor sobre como é a segurança de um data center, vamos conhecer como funciona esse tipo de estrutura.

O que é um data center?

O data center é uma instalação física que foi criada para hospedar aplicativos e dados essenciais. Como armazenam e gerenciam dados e aplicativos tão importantes, a segurança do data center é fundamental.

Existem vários data centers famosos, seja pelo seu tamanho ou pelo nível de segurança:

  1. O Lakeside Technology Center (350 East Cermak), em Chicago (EUA), é considerado o maior data center do mundo;
  2. O Google quer construir uma instalação em cada região do planeta, a fim de otimizar a velocidade de acesso às informações colocadas na nuvem;
  3. A Apple investiu 1 bilhão de dólares em um data center na Carolina do Norte (EUA) – em Maiden. O local é ideal para as grandes indústrias que utilizam bastante água e energia
  4. A Microsoft tem data centers maiores que 10 campos de futebol e com mais de 10 mil máquinas.
  5. O Facebook possui um data center na Suécia, cuja estrutura chega a 2 hectares. Por conta do frio na região é mais fácil manter a temperatura dos servidores em um padrão adequado.

Padrão de classificação dos Data centers

O Uptime Institute criou o padrão “Tier”, a palavra foi escolhida por significar camada ou nível. Essa classificação aponta qual nível de preparo os data centers têm para evitar problemas de infraestrutura.

O padrão “Tier” se baseia na variação de Tier I a Tier IV. O Tier I, menos complexo, é ideal para pequenos negócios, com um nível de confiabilidade menor. E o Tier IV, mais complexo, comporta uma tolerância a falhas mais alta.

Para ter um data center, é preciso avaliar as necessidades da empresa. Falhas podem comprometer a segurança das informações e a conectividade aos dados. E aí, vale transferir os dados para a Lua?

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *