Novidades Setor TI Tecnologia

MDM no varejo: como essa solução otimiza a gestão e aumenta a segurança dos dispositivos

As restrições para o acesso presencial às lojas físicas devido à pandemia fechou muitas portas no setor varejista nos últimos anos, causando retração no setor. Em contrapartida, o cenário digital vem ganhando cada dia mais destaque. Em 2021, a alta foi de 27% em comparação a 2020. Muitas empresas aproveitaram para surfar nessa onda, modernizando seus e-commerces ou adicionando aos seus serviços a venda online, seja através de um canal personalizado ou usando ferramentas gratuitas disponíveis, como as redes sociais.

Atualmente, mais de dois anos após o início da pandemia, é muito mais fácil (e rápido) ter acesso a qualquer serviço ou produto usando a internet. Até mesmo quando precisa de produtos locais, de lojas que estão perto de casa ou do trabalho, o consumidor se acostumou com a facilidade de ter tudo a alguns cliques de distância.

            Não há dúvida que essa transformação digital foi abraçada pelo varejo como um todo e está ajudando na recuperação do crescimento do setor. Contudo, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração: Como manter a segurança das informações que transitam nesse universo, garantindo aos envolvidos a proteção dos dados e o controle das ameaças virtuais? Como garantir que as equipes de trabalho acessem somente informações seguras? Ou que os equipamentos usados estejam em segurança?

            A boa notícia é que já existem tecnologias desenvolvidas para atender a essas finalidades. Uma solução é o uso de softwares de gerenciamento de dispositivos, como o MDM (Mobile Device Management).

O que é o MDM

O MDM é uma ferramenta de gestão de dispositivos móveis. Essa solução integrada protege as informações das empresas e também possibilita o aumento da eficiência das equipes, principalmente as que estão em trabalho remoto ou equipes externas. Os sistemas de MDM mais modernos auxiliam na implementação e gestão de medidas de proteção dos dados corporativos, garantindo todo suporte ao cumprimento da LGPD. Essa solução é capaz de criptografar dados entre dispositivos, mitigar as falhas de segurança e limitar os agentes de tratamento de dados, aumentando a proteção e a preservação das informações e da integridade das empresas.

Para a LowCost, essa tecnologia não é novidade, já que são mais de 25 anos entregando soluções tecnológicas e locação de equipamentos para empresas de todos os tamanhos e segmentos. A solução MDM LowCost fornece mobilidade, produtividade e segurança de forma simples e rápida, pensando no bem-estar e rendimento das equipes de trabalho. Conheça a seguir todas as funcionalidades.

Inventário

Permite saber quantos são, quais são e com quem estão os dispositivos móveis. Isso possibilita o envio de SMS ou notificação, bloqueio de aparelhos, formatação ou alteração de senha remotamente.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

O sistema auxilia na implementação e gestão de medidas que protegem os dados e garante todo suporte ao atendimento da Lei Geral de Proteção de Dados.

Segurança da informação

Os dispositivos móveis são os mais vulneráveis a ataques de hackers. A solução de MDM protege as informações e reduz os riscos de danos causados por vírus, malwares e vazamento de dados, mantendo os arquivos sempre em armazenamento verificado e protegidos de ameaças virtuais.

Work profile

Embora a prática BYOD (bring you on device) seja comum em muitas organizações, é importante separar o perfil pessoal do corporativo quando um colaborador usa o próprio equipamento para fins comerciais. Os dados do perfil corporativo podem ser criptografados, evitando falhas de segurança e riscos de vazamento de informações.

Localização

Garante o controle sobre a localização dos dispositivos móveis em tempo real, possibilitando o monitoramento dos equipamentos 24 horas de forma precisa. Com isso, é possível acompanhar o deslocamento das equipes externas, facilitando inclusive na recuperação de aparelhos roubados ou extraviados.

Restrições

Limita os aplicativos permitidos para download, a criação de contas não autorizadas, bem como as funcionalidades do equipamento, evitando o uso para fins não comerciais e prevenindo que arquivos falsos ou carregados de malwares sejam baixados.

Time Fence

Essa funcionalidade libera ou remove o acesso a aplicativos de acordo com a jornada de trabalho, reduzindo horas extras desnecessárias ou possíveis ações trabalhistas.

Diretório corporativo

Permite a criação de grupos, facilitando a organização e a distribuição de documentos, tornando mais ágil e segura a troca de informações. Assim, é possível saber de forma rápida quais dispositivos têm acesso a determinados documentos ou permissões.

Com um MDM ativo, é possível garantir a segurança e controle eficiente dos ativos físicos da empresa durante todo seu ciclo de vida, além de assegurar que os arquivos estejam sempre em armazenamento verificado e salvos de ameaças virtuais. Com a implantação dessa ferramenta, o gerenciamento dos recursos pode ser feito de forma remota, protegendo os dados e mantendo a segurança das informações corporativas. Entre em contato com um dos consultores da LowCost para saber mais.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.