Já imaginou a vida sem senhas? Nova tecnologia promete logins mais rápidos, fáceis e seguros

Quantas vezes ao dia você precisa usar um login e uma senha para acessar algum aplicativo ou sistema? E as suas senhas, são todas iguais para evitar esquecimento ou você prefere ter uma senha diferente para cada aplicativo? Consegue lembrar de todas elas ou anota em algum lugar? Uma novidade no mercado da tecnologia promete revolucionar e facilitar a vida oferecendo mais segurança aos usuários: é o passwordless.

O mundo sem senhas. Assim podemos resumir o que a palavra passwordless significa. Uma solução e tanto, já que um usuário médio de sistemas eletrônicos precisa ter por volta de 100 senhas para seus acessos cotidianos. O passwordless é a promessa de três gigantes do mundo da tecnologia: Microsoft, Google e Apple. Elas se uniram e anunciaram recentemente a expansão do suporte ao desenvolvimento de um padrão de login sem senha, criado pela FIDO Alliance e pelo World Wide Web Consortium. O recurso permitirá que sites e aplicativos ofereçam logins sem senha consistentes, seguros e fáceis para consumidores em todos os dispositivos e plataformas.

A FIDO Alliance é uma associação aberta de indústrias do setor de tecnologia. Fundada em 2013, tem a missão de desenvolver e promover padrões de autenticação que ajudem a reduzir a dependência excessiva de senhas. Já o World Wide Web Consortium (W3C) é um consórcio internacional de empresas, órgãos governamentais e organizações independentes. É a principal organização de padronização da World Wide Web e tem a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web.

Como funciona

O seu corpo será a senha nessa proposta de inovação tecnológica. Um dispositivo que estará associado à sua identidade será responsável por liberar o seu acesso às mais diversas plataformas, sejam aplicativos, sistemas ou sites.

Essa liberação não exigirá uma senha digitada, sendo possível fazê-la através de métodos mais seguros, usando impressão digital ou reconhecimento facial, por exemplo, meios já usados na liberação de dispositivos móveis.

Entre as facilidades da nova tecnologia, os usuários poderão usar o recurso do login sem senha até mesmo em novos dispositivos, sem precisar registrar novamente todas as contas. Também possibilitará o acesso sem senha a um aplicativo ou site de um dispositivo próximo, independentemente da plataforma do sistema operacional ou do navegador.

Segurança

O acesso a plataformas somente por senha é um dos grandes problemas da segurança digital. Gerenciar tantas senhas é complicado para os consumidores, o que geralmente os leva a repeti-las nos diferentes serviços ou a deixá-las salvas para facilitar futuros acessos. Essa prática pode levar a violações de dados e até ao roubo de identidades. Isso explica por que cerca de 80% dos vazamentos de informações ocorrem devido ao fato de deixarmos nossas credenciais salvas ou muito fáceis de descobrir.

Essa nova abordagem protegerá contra phishing e o login será muito mais seguro quando comparado a senhas e tecnologias multifatoriais herdadas, como senhas de uso único enviadas por SMS.

Os atuais gerenciadores de senhas e a autenticação de dois fatores já oferecem melhorias nas questões de segurança. Contudo, um largo passo se dá com essa iniciativa colaborativa do setor, que resultará em uma tecnologia de login mais conveniente e segura.

A expectativa é que esses novos recursos estejam disponíveis nas plataformas Apple, Google e Microsoft ao longo do próximo ano.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *