Tendências e benefícios

Considerando a rápida evolução de todos os tipos de tecnologia, é normal se perguntar por que algumas empresas ainda optam pela compra de equipamentos em vez do aluguel. Gestores devem colocar na balança, entre outras coisas, o fato de que os dispositivos ficam rapidamente obsoletos e que, por isso, precisarão investir em atualizações e em novas versões dos equipamentos.

Há uma questão financeira bastante relevante a ser pesada em meio à decisão entre comprar e alugar. Afinal, não é como se a implantação de equipamentos e tecnologias fosse algo temporário. A área de TI apresenta crescimento em praticamente todos os setores da economia.

Um estudo realizado no ano passado pela Statista, companhia global de dados de mercado e consumo, aponta que a projeção de investimentos em tecnologia da informação no mundo em 2022 é de U$ 4.296 bilhões, superando 2021 em 5,5%. Enquanto isso, a consultoria IDC prevê que, até 2024, 70% das empresas da América Latina irão rever seu relacionamento com fornecedores para melhorar suas estratégias digitais.

Flexibilidade e adaptação

Hoje o mercado necessita que os negócios estejam dispostos a se adaptar rapidamente para captar oportunidades. Há muitas companhias que têm períodos de altas e baixas demandas de acordo com a época do ano, elasticidade de serviços que requer mais máquinas em determinadas temporadas – demanda facilmente resolvida com o aluguel de hardware. Se a empresa opta pela compra, nos momentos de baixa demanda, os equipamentos ficam parados.

A locação também é a opção certa para lidar com mudanças de última hora ou situações inesperadas. Se for necessário adiantar ou atrasar a entrega do equipamento para atender as demandas do cliente, os aluguéis oferecem essa flexibilidade. Na LowCost, por exemplo, o sistema express permite que as entregas ocorram em até 8 horas úteis após assinatura do contrato.

Atendimento e suporte

A partir da contratação do serviço, a locadora torna-se responsável por toda a assistência técnica, incluindo configuração do sistema, manutenção e suporte ao locatário. Ainda, o aluguel de hardware conta com o apoio do suporte online. As máquinas da LowCost vem com um QR code que direciona o usuário direto para o atendimento via WhatsApp, que acontece cerca de 15 minutos após a abertura do chamado.

Eliminando custos e otimizando processos

Ao alugar equipamentos em vez de comprá-los, há vários gastos que são economizados, como a presença de uma equipe de TI para realizar a assistência técnica das máquinas e logística dos dispositivos.

Resumindo, as empresas devem considerar o aluguel e reconhecer suas vantagens: flexibilidade para atender às necessidades de equipamentos sazonais e inesperadas; redução de custos; parque tecnológico completo e atualizado; manutenção em dia; maior produtividade e lucratividade, além de direcionar tempo e energia da sua equipe para o core business da companhia.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *