A transformação digital, assim como para os demais mercados, chegou para o setor logístico com alto nível de importância. Estar em dia com as atualizações tecnológicas que envolvem todas as etapas da cadeia logística é um caminho necessário para a alta competitividade e aumento de margem de lucro, já que uma gama de soluções e inovações permitem a gestão inteligente e estratégica de ativos e de processos.

Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas e Cloud Computing são essenciais nesse cenário, a fim de atender as exigências de consumidores cada dia mais rigorosos em relação ao processo de aquisição de produtos ou serviços, contando com agilidade e pontualidade nas entregas. A capacidade de estreitar caminhos e tempos e inserir inteligência na distribuição também faz parte da importância dessa digitalização, pois gera maior capilaridade no atendimento, possibilidade de expansão das operações e economia.

A tendência de alta do setor logístico no Brasil é uma realidade que pode ser atribuída, entre outros fatores, ao aquecido mercado de e-commerce em tempos de pandemia. Em setembro de 2021, as vendas online de produtos diversos apresentaram aumento de 24,21% frente ao mesmo período de 2020, segundo o índice mensal MCC-ENET. Um outro dado relevante que mostra a força de crescimento da logística nacional é o Índice de Movimentação de Cargas, publicado pela AT&M: o transporte de cargas por aqui subiu 38% no primeiro quadrimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Dentre as inúmeras vantagens da transformação digital no setor logístico, estão :



  • Minimização de custos e falhas operacionais;
  • Maior agilidade nos prazos de entrega;
  • Melhoria na segurança da cadeia de fornecimento, evitando interrupções na produção;
  • Redução de estoques, minimizando perdas e desperdícios;
  • Geração de dados relevantes para auxiliar as tomadas de decisão;
  • Aumento das margens de lucro para as transportadoras e maior satisfação dos clientes.

Para que a otimização da logística seja alcançada, investimentos em novos equipamentos tecnológicos e softwares de monitoramento e gestão são necessários, assim como a formação de profissionais capacitados precisará ser uma constante para o correto manuseio dessas novas tecnologias. A digitalização do setor é uma crescente irrefutável, portanto as empresas que almejam se desenvolver devem estar dispostas a se adaptar à realidade da Logística 4.0, caso contrário correm o risco de ver suas operações tornarem-se obsoletas.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *