Como vai funcionar o 5g no Brasil:

Você se lembra da conexão discada? Era chamada de Dial Modem. Foi um dos primeiros tipos de conexões no Brasil, muitos tem uma lembrança nostálgica do barulho que os computadores faziam quando acessavam a internet através desse tipo de conexão. Hoje caminhamos para a conexão 5G. Mais uma inovação incrível do mundo da internet. Mas como isso vai funcionar aqui no Brasil?

A tecnologia 5G promete uma velocidade 10 vezes mais rápida do que a que utilizamos hoje 4G. Muitos já estão ansiosos para começar a experimentar essa nova experiência que deve estrear no Brasil em 2021. Existe ainda uma grande burocracia para que tudo comece a funcionar. Duas operadoras até agora estão realizando testes: a Claro e a Vivo, mas ainda não podem oferecer a tecnologia para seus clientes, mesmo que a opção apareça em alguns aparelhos, ainda é somente fase de testes.

Todos esperam que em breve aconteça o leilão de frequência realizado pela Anatel. Segundo o relator do projeto do 5G no Brasil, o leilão deve acontecer até o fim do 1º semestre de 2021. A disputa pela implementação no Brasil e no mundo têm viés econômico e político, que torna tudo uma negociação que envolve segurança e critérios mais técnicos. Portanto, apesar de diversas propagandas e anúncios de que já esteja disponível, o uso comercial do 5G ainda não é realidade.

Quanto ao funcionamento e implantação, quando a rede 5G for liberada, somente aparelhos que forem produzidos com suporte para a tecnologia poderão usufruir sem limitações. Os aparelhos que não tiverem esse suporte ainda funcionarão com o 4G como de costume. É como acontece quando você vai para algum lugar que não tenha a cobertura 4G, automaticamente seu aparelho detecta o sinal 3G e faz conexão. A vinda do 5G não anula o 4G, portanto mesmo que seu celular não tenha suporte, continuará conectado. 

Como citamos, o processo no Brasil deve levar um tempo, tanto de implantação quanto de cobertura de todas as regiões. Se algumas nem tem alcance do 4G, o 5G pode demorar um pouco mais. Então, considerando esse tempo, mais os lançamentos e comercialização de aparelhos com suporte para conexão 5G, podemos prever o uso pleno dessa tecnologia para 2022.

De qualquer forma, é uma tecnologia que está cada vez mais perto, e como toda inovação tecnológica, vem com a promessa de facilitar, agilizar e tornar muitas coisas mais simples! O 5G, além da velocidade, promete estabilidade e maior integração entre diferentes aparelhos e máquinas, existe também muita expectativa sobre seu uso para medicina (estabilidade para telemedicina e vídeos ao vivo de cirurgias), ciência, indústrias (maior segurança de informações, controle de máquinas, etc) e diversos outros setores e atividades que serão renovadas com a liberação da  nova conexão. 

Assim como todos os usuários da internet, nós estamos ansiosos para utilizar a nova tecnologia e compartilhar nossas experiências com vocês. Como sempre estaremos inovando e trazendo novas possibilidades para seu negócio através de equipamentos de última geração e compatíveis com a conexão 5G assim que possível! 

Fonte: G1 Economia | UOl | Minha Conexão

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *