Trabalhar em equipe? Os desafios de motivar a colaboração:

Trabalhar em equipe? Os desafios de motivar a colaboração

Introdução

Um dos pilares para a obtenção de bons resultados e alcance de metas é a motivação e colaboração entre os integrantes da equipe. Com o crescimento e avanço da empresa é perceptível que nada se faz sozinho e tudo flui melhor quando há sincronia e harmonia no trabalho. 

Ao encontrar uma situação em que o conceito de colaboração não está sendo aplicado, não há fórmula mágica para que ele se realize. É preciso um trabalho prático, que exige tempo e mudanças estruturais. Nesse texto vamos entender melhor sobre a colaboração entre a equipe e como fazer com que os colaboradores se unam em função do objetivo. 

O que pode causar a desmotivação e individualismo

Por mais incrível que pareça, muitas vezes a ‘culpa’ da desmotivação e falta de colaboração está na empresa e nos gestores. Gestões liberais demais ou autocráticas demais podem gerar esse tipo de funcionário, que deixa de lado os resultados de seu time com um todo e passa a focar em objetivos individuais. Isso pode parecer uma escalada no ponto de vista singular, mas se perde muito quando se trata do coletivo.

Entenda mais sobre os tipos de liderança, e quais impactos causam.

Como motivar a colaboração

A percepção é o primeiro passo, pois o problema já está detectado. Agora é hora de agir e mudar a situação. Para isso, separamos alguns hábitos importantes:

    • Presença do gestor: A colaboração deve partir do exemplo do time, o gestor. Ele deve ser presente, atendendo a dúvidas, ajudando nas dificuldades e apontando os melhores caminhos a serem traçados. Deve definir metas e ser claro, estabelecendo um diálogo e acompanhando cada colaborador em suas respectivas atividades.
    • Feedbacks e reconhecimento: Um árduo trabalho deve ser reconhecido e recompensado. Isso faz toda a diferença para os colaboradores. Cada um tem uma habilidade importante para o funcionamento da equipe num todo. É necessário demonstrar os acertos e corrigir os erros de forma precisa e assertiva. 
    • Delegar atividades: Usando das diferentes habilidades da equipe, um bom gestor deve dividir as tarefas de forma justa entre a equipe de forma que ninguém se sinta prejudicado. Também é interessante incentivar a ajuda entre os colaboradores. 
  • Metas coletivas: Deixar claro para a equipe qual é a meta na qual todos eles devem focar, e estabelecer caminhos em conjunto para essa meta acontecer. É importante que saibam qual é o objetivo esperado e quais os benefícios a conquista desse objetivo trará para a companhia. Essa transparência é muito importante para a motivação.

Sugestão de leitura: 3 Tipos de líderes, quem é você?

Colaboração é resultado

É difícil chegar a algum lugar em grupo se cada um estiver indo para direções diferentes. A colaboração só tem a agregar. Equipes unidas produzem melhor, em menos tempo e sem dúvidas atingem resultados surpreendentes. Estabeleça diálogos, mantenha um bom ambiente de trabalho e invista em recursos para seus colaboradores.

A LowCost é uma parceira de confiança. Expert em trazer resultados e produtividade para sua empresa de forma moderna. Conte com a gente!

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *