Entenda como funciona e quais os benefícios dessa tecnologia que vai permitir respostas em tempo real – de verdade

Se há uma coisa que a tecnologia nos ensina é que o que não existe é questão de tempo – e de alguém pensar em como fazer acontecer. A Edge Computing  (computação de borda) está aí para não nos deixar mentir.

A estimativa é que o mercado mundial de Edge Computing tenha receita de mais de US$155 bilhões até 2030, de acordo com a Grand View Research.

O que é?

Edge Computing é uma tecnologia que permite aos dispositivos processar os dados e fazer análises avançadas neles próprios ou mais próximo do local onde são gerados. 

Ela otimiza o uso de dispositivos eletrônicos que se conectam com a internet. É como ter um supercomputador sem fio sempre por perto, processando todos os dados dos seus dispositivos. 

Como funciona?

De maneira geral, na computação tradicional, os dados trafegam até um data center centralizado ou nuvem (cloud computing) para então serem processados e armazenados. 

Na Edge, as informações não precisam percorrer essa “distância”, pois o processamento e a análise são feitos no local de origem (nos próprios dispositivos) ou em estruturas próximas a eles, capazes de realizar as tarefas da computação necessárias para o processamento das informações “in loco”. 

A tecnologia 5G e a fibra óptica são fundamentais para o sucesso da implementação da computação de borda. Quando todo esse conjunto estiver em funcionamento, vamos entender o verdadeiro significado de “em tempo real” para muitas atividades.

Quais os benefícios?

Como o processamento de dados e informações irá acontecer no próprio dispositivo gerador ou perto dele, a largura de banda de internet necessária para as operações será menor e, consequentemente, haverá redução de custos. 

Outra vantagem é a baixa latência, que resulta em mais velocidade, gerando melhores tempos de resposta, além da alta disponibilidade, que interfere positivamente na experiência do usuário. 

E, consequentemente, o tempo de inatividade dos dispositivos será reduzido, uma vez que não precisarão aguardar o tráfego de dados para continuar operando.

Edge Computing na prática

A computação de borda tem um enorme potencial de auxiliar os negócios, sobretudo os que já atuam com a Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). 

Nos veículos autônomos, a combinação de IoT e computação de borda é fundamental para oferecer a rapidez na resposta. Afinal, a necessidade de uma frenagem não pode esperar por problemas na conexão.

No mundo dos games, especialmente em jogos online e multiplayer, o jogador é prejudicado quando a latência é alta. Com a computação de borda, a experiência fica muito mais responsiva e imersiva.

A Internet of Things (IoT) gera uma quantidade enorme de dados, já que é capaz de automatizar uma série de tarefas. Para que isso aconteça de forma eficiente, a Edge Computing é a tecnologia perfeita, pois permitirá processamentos e respostas mais ágeis. 

Realidade aumentada, cidades inteligentes, agricultura de precisão, detecção e reconhecimento de rostos e processos industriais são outros exemplos que poderíamos apresentar dentro da gama de aplicações que a Edge Computing vai impactar e tornar ainda mais eficientes. 

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *