Possibilidades da internet de quinta geração na prática

Um estudo realizado pela Deloitte para o Ministério da Economia apontou que o impacto das soluções 5G no Brasil pode gerar uma movimentação de até R$ 590 bilhões por ano, considerando redução de custos e aumento da produtividade das empresas em todos os setores da economia. 

É o futuro sendo escrito: a revolução causada pelo 5G não será imediata, mas já está acontecendo. Até o final de 2022, além de todas as capitais do país – que já têm o serviço disponível para operação -, mais 26 cidades com população superior a 500 mil habitantes devem ter o espectro do 5G liberado. 

Para a maioria das pessoas, ver imagens com melhor definição, fazer upload e download de arquivos, fotos e vídeos de forma mais rápida e ter melhor qualidade em chamadas de vídeo são os principais benefícios. Contudo, essas melhorias por si só não justificam o investimento no desenvolvimento dessa tecnologia. O 5G vai muito além!

Internet das Coisas (IoT)

A maioria de vocês já deve ter ouvido falar em IoT (Internet of Things). Trata-se da possibilidade de vários dispositivos estabelecerem conexão com a internet e transmitirem/receberem dados e informações. A diferença do 5G para as outras bandas (3G e 4G) é a baixa latência, garantindo segurança na conectividade e maior eficiência na utilização. 

De acordo com estimativas da Consultoria IoT Analytics, até 2025 teremos cerca de 27 bilhões de dispositivos diversos conectados à internet. 

Um exemplo clássico são as casas inteligentes, em que a fechadura estará sincronizada com a iluminação e os eletrodomésticos. A geladeira estará conectada a um app que traz no seu celular informações de itens com vencimento próximo ou que acabaram e precisam entrar para a lista de compras. 

Já nas cidades inteligentes, a conexão entre dispositivos pode reduzir congestionamentos no trânsito, evitar acidentes e diminuir a poluição. 

5G na prática

  1. Telemedicina: Muito se ouve falar em telemedicina, mas o que se vê hoje são consultas sendo realizadas a distância. Com a evolução do 5G, amplia-se a possibilidade do uso de robôs em cirurgias feitas remotamente. Elas serão possíveis e confiáveis quando a rede oferecer um tempo de resposta mínimo, já que braços robóticos poderão reproduzir com perfeição até os movimentos mais sutis. Intervenções também poderão ser feitas em ambulâncias durante um deslocamento, especialmente em casos que precisam de urgência no atendimento. 
  2. Carros autônomos: Eles já existem e funcionam. Porém, com a internet 4G o tempo de resposta não é rápido o suficiente para evitar acidentes, detectando obstáculos e acionando uma frenagem automática, por exemplo. Além disso, a rede atual não suporta tantos dispositivos conectados ao mesmo tempo.
  3. Indústria: Ao que tudo indica, apenas o chão, as paredes e o teto das fábricas não poderão ser reconfigurados em tempo real. Equipamentos estabelecerão comunicação entre si, habilitando processos mais eficientes. Máquinas poderão ser controladas e ajustadas a distância, em tempo real. 
  4. Empresas: Grandes quantidades de dados poderão ser coletados e processados mais rapidamente, fornecendo informações valiosas e agilizando a tomada de decisão, enquanto entregam mais eficiência e reduzem custos. Junto com a inteligência artificial, o atendimento será cada vez mais personalizado. 
  5. Drones: Ainda pode demorar um pouco, mas está mais perto do que longe o dia em que drones farão entregas de compras on-line em poucos minutos. Enquanto isso, eles já estão ajudando no reflorestamento de áreas de difícil acesso ou afetadas por queimadas, bem como monitorando grandes áreas que precisam de proteção e enviando informações em tempo real.
  6. Óculos de realidade virtual e aumentada: Eles serão altamente beneficiados com o 5G. O céu (ou a criatividade humana) será o limite quanto a alta velocidade e a baixa latência estiverem 100% disponíveis. No Metaverso, as pessoas poderão ter acesso a infinitas experiências virtuais antes de tomar uma decisão no mundo real. Por lá também poderão acontecer treinamentos que necessitam de materiais ou estruturas específicas no mundo real. Além de reduzir custos, aumenta a segurança das pessoas durante o preparo para uma ação potencialmente perigosa. 
  7. Agronegócio: Estações agrometeorológicas conseguirão processar dados on-line mais rapidamente. Imagens via satélite serão mais largamente usadas, favorecendo o desempenho de máquinas automatizadas. O monitoramento da temperatura, umidade do solo e do ar, permitirão ativar automaticamente sistemas de irrigação. Além disso, o 5G favorece o desenvolvimento de tecnologias que tornem a agricultura e a pecuária mais sustentáveis, minimizando os efeitos da produção de alimentos. Segundo dados da Esalq/USP, se a internet chegar a 90% das áreas rurais, o incremento no Valor Bruto de Produção (VBP) da agropecuária poderia ser de cerca de R$ 1,05 trilhão.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *