Como a Inteligência Artificial pode ajudar o ser humano

Mais produtividade e aumento nos resultados das empresas são algumas possibilidades

Como um ser humano resolve um problema? De maneira simplificada, ele busca informações e dados sobre a situação que precisa ser resolvida, e com sua inteligência analisa os fatos e propõe uma ou algumas formas para solucionar. E como uma máquina resolve um problema? Da mesma forma, com inteligência, só que artificial.

A Inteligência Artificial (IA) traz no nome o seu conceito. Trata-se de uma tecnologia capaz de resolver “conflitos” de forma inteligente, simulando a capacidade humana. Essa força de trabalho adicional, quando munida de dados suficientes e confiáveis, traz assertividade e muito mais agilidade para diversos processos. De acordo com uma pesquisa da consultoria PwC, a IA poderá contribuir com mais de US$ 15 trilhões para a economia global até 2030.

Um dos impactos da aplicação da IA nas empresas é o aumento da produtividade das equipes. Com as máquinas executando alguns processos, é possível que as pessoas sejam direcionadas para atividades estratégicas, consultivas e criativas. Mas como isso acontece na prática? Veja alguns exemplos.

Automação robótica de processos

O processo de automatizar processos (RPA – Robotic Process Automation) tem como objetivo economia de tempo, dinheiro, esforço humano e melhora no desempenho. É uma forte tendência para as empresas e, de acordo uma previsão do Gartner, a receita global do mercado de RPA deve atingir US$ 2,9 bilhões até o fim deste ano, 19,5% a mais do que o registrado em 2021.

Trocando em miúdos, trata-se de um sistema que executa procedimentos repetitivos, mas que são necessários para que outras tarefas aconteçam, como a coleta de informações, por exemplo. Com a inteligência artificial, um sistema de RPA pode fornecer soluções ainda mais complexas e cheias de detalhes. 

Para refletir: quanto tempo por dia sua equipe “perde” com tarefas operacionais, buscando informações espalhadas em e-mails, planilhas, aplicativos e apresentações, para conseguir finalmente reuni-las e iniciar a jornada analítica e estratégica do dia a dia? Com a automação, associada a IA, muitas tarefas podem ser executadas pela máquina – só que muito mais rápido.

Um exemplo prático são os processos de recrutamento e seleção. Dependendo do tamanho da empresa, analisar o volume de currículos enviados para as vagas em aberto é uma tarefa desgastante e demorada. Isso não precisa acontecer quando a automação e a IA são aplicadas. 

Os recrutadores podem focar sua energia apenas nos currículos com características específicas para a vaga – já que estes serão selecionados e até contatados por e-mail através de um sistema – reduzindo o tempo do processo e tornando-o mais assertivo. Testes preliminares também podem ser aplicados e “corrigidos” pela IA, que entrega ao RH uma lista reduzida de candidatos com um perfil mais alinhado com as expectativas da vaga.

Chatbot

Conversar com os clientes, esclarecer dúvidas, enviar informações e até realizar vendas. Essas são algumas possibilidades dos robôs de atendimento, que de forma ágil e cada vez mais humanizada e dinâmica atuam no lugar de pessoas solucionando boa parte das solicitações. 

Um robô pode ainda aprender com as interações e melhorar a experiência do cliente. Outro ponto é que não há limitação da quantidade de pessoas que podem ser atendidas em um dia, permitindo direcionar os colaboradores que fariam o atendimento para outras áreas, solucionando apenas questões pontuais. 

Os chatbots podem também atuar de forma integrada com outros sistemas, centralizando informações de clientes, o que permite gerar relatórios para tomada de decisões estratégicas. 

Segurança da Informação

A segurança da informação também é beneficiada pela Inteligência Artificial. Uma grande quantidade de dados, sejam eles inofensivos ou prejudiciais, podem ser examinados em tempo real e, a partir de diversos parâmetros, são identificados riscos potenciais à empresa. Essa agilidade na detecção de anomalias e na resposta a um possível ciberataque reduz as chances de sucesso de um crime cibernético, por exemplo.

Sem contar que a IA tem capacidade de aprender com seus resultados e métricas, aprimorando suas análises e antecipando ameaças futuras, inclusive com a proposta de soluções aceitáveis.

Além de fazer análises com tempo e precisão impossíveis ao ser humano, a IA acaba sendo um recurso importantíssimo para ajudar a suprir a falta de profissionais de TI, seja na área de segurança da web ou outras frentes da tecnologia.

Exemplos como esse mostram como a inteligência artificial está, cada vez mais, trabalhando lado a lado com o ser humano – tornando-o mais humano – nas mais variadas tarefas. 

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