Inovações tecnológicas que farão a Copa do Mundo do Catar entrar para a história

Pequeno no tamanho, gigante na inovação. O trocadilho pode não ser tão bom (ok, não é mesmo), mas a realidade que será apresentada em termos de tecnologia no Catar, durante a Copa do Mundo 2022, é de tirar o fôlego!

Já trouxemos em nosso blog um infográfico com informações resumidas de algumas inovações que estarão presentes na edição deste ano. Para conferir, basta clicar aqui. Mas não resistimos à grandiosidade deste torneio e decidimos trazer outras curiosidades tecnológicas.

Mas antes, você sabia?

Já foram vendidos mais de 2,7 milhões (de um total de 3,1 milhões) de ingressos para a Copa do Catar. Destes, aproximadamente 950 mil foram adquiridos por habitantes do país sede (que tem população de 2,8 milhões de pessoas). Ou seja, até o momento, serão cerca de 1,8 milhão de turistas visitando o Catar durante a Copa.

Outro detalhe importante é que o Catar está comprometido a realizar a primeira Copa do Mundo neutra em carbono da história. Por isso, investiu forte em energias renováveis e mobilidade urbana sustentável.

Vamos conhecer mais um pouco sobre as tecnologias que farão parte do torneio de 2022?

Estádios de bilhões

O clima quente no Catar é uma das preocupações dos organizadores desta Copa. Esse foi um dos motivos para o evento acontecer no fim do ano e não em junho e julho, como em todas as edições anteriores.

Além das alternativas sustentáveis para o controle de temperatura, que usará energia solar para manter amena a sensação térmica dentro dos locais dos jogos, haverá outra opção caso a temperatura ideal (23ºC) não seja atingida: uma nuvem artificial.

Trata-se de uma espécie de drone gigante, feito de carbono e cheio de gás hélio. Ele irá flutuar acima do campo, bloqueando os raios solares e, portanto, contribuindo para a redução da temperatura. As hélices do drone serão alimentadas por painéis solares instalados no próprio equipamento.

Cidade inteligente

Lusail é o nome da cidade – e também do maior estádio desta COPA – que foi construída especialmente para sediar alguns jogos do torneio. O que era somente uma vila no meio de um deserto de areia em 2006 se tornou um exemplo quando se fala em cidades inteligentes.

Toda mobilidade urbana é integrada (trens e ônibus elétricos, ciclovias, táxis aquáticos e estacionamento subterrâneo) com sistemas modernos e videomonitoramento inteligente, que terão condições de remanejar o trânsito, acionar polícia e ambulância.

Tubulações específicas foram construídas para destinar separadamente os resíduos sólidos. A água gerada do tratamento de esgoto será usada para o resfriamento da cidade. Nas ruas, 30% da cidade terá área verde, Wi-Fi será gratuito e internet 5G estará disponível.

Tecnologias da edição 2022

Sombra, geração de eletricidade, ponto de wi-fi com climatização e carregador de celular. A ElPalm é uma estrutura instalada em vários locais no Catar. Será tipo um ponto de parada para descansar e se refrescar enquanto renova a carga do seu smartphone. Além disso, as ElPalms contarão com câmeras de vigilância, iluminação e alto-falantes para comunicação da organização dos jogos.

O 5G estará disponível no país, garantindo total interatividade e a melhor experiência aos visitantes. Quem desejar imergir na cultura catari, poderá encontrar as informações para definir o melhor roteiro no site oficial do evento.

O Qatar Mobility Innovations Centre (QMIC) disponibilizará um aplicativo que coletará de cada usuário informações em tempo real. Por meio de sensores instalados pela capital do Catar, Doha, e das informações obtidas via app, o visitante poderá saber em tempo real sobre condições de tráfego, táxis e sistema de transporte para planejar a melhor rota.

Falando em mobilidade, foram construídas três linhas do metrô exclusivamente para a Copa. E sabe o que esses metrôs têm de diferente? Eles simplesmente não terão condutores ou guichês para cobrança de tarifas. Quem irá comandar isso tudo será a IA.

São 37 estações do metrô e 110 trens com wi-fi e câmeras de videomonitoramento, que conectarão os visitantes aos ônibus e bondes elétricos, responsáveis por conduzir torcedores pelo último trajeto até os estádios e pontos turísticos mais distantes das estações, ao aeroporto e à linha férrea – que está ligada a estados-membro da liga Árabe, como Árábia Saudita e Emirados Árabes.

Um último destaque vai para o Hayya Card. Todos os visitantes que compraram ingressos para os jogos deverão solicitar o cartão por meio do aplicativo de mesmo nome e inserir as informações solicitadas. O Hayya funcionará como se fosse um visto e fará a identificação dos usuários, que poderão usufruir do transporte público gratuito e receber mais facilmente ajuda da organização do evento, se necessário.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *