O que contemplar no orçamento anual quando o assunto é Tecnologia e Inovação

O orçamento anual e as previsões assumidas são a base para qualquer empresa estabelecer as metas para o ano seguinte. É importante ter em mente que o orçamento é uma ferramenta de gestão, devendo estar alinhado com a estratégia da organização para poder apoiar a tomada de decisão, contemplando estrategicamente receitas, despesas, custos e investimentos.

Aplicando para a área de TI, que lida com necessidades constantes de investimentos para manter as empresas crescendo, atualizadas e competitivas, é preciso olhar além do horizonte para que o orçamento seja um caminho para a inovação e não para a estagnação.

Uma pesquisa feita pela TOTVS, em parceria com a H2R Advanced Research, em junho deste ano, mostrou que 85% das empresas aumentaram seus investimentos em TI durante a pandemia e que 3 em cada 4 organizações incluíram a área nas discussões de negócios.

O que levar em consideração ao estabelecer o orçamento para o setor de TI de sua empresa? Confira essas dicas.

Foco no planejamento

Reduzir custos, impulsionar inovações e melhorar a produtividade são apenas alguns benefícios de um bom planejamento orçamentário de TI. Controlando de maneira adequada as despesas, os investimentos podem ser direcionados com mais clareza.

Exemplo disso é olhar para o TCO (Total Cost of Ownership), que considera, além dos custos de aquisição de software e hardware, os gastos para manter tudo funcionando (manutenção e atualizações, por exemplo).

Também é preciso ter claro os objetivos da empresa, fazer o levantamento de dados e das métricas de desempenho, possibilitando mais êxito nas propostas de investimentos.

Estudo do mercado

Pesquisar e avaliar as melhores e diferentes práticas adotadas por empresas do mesmo segmento no mercado possibilita, além do conhecimento do que há de melhor em termos de produtos, serviços e iniciativas de sucesso, expandir o olhar para novas formas de atuação e para a inovação.

De olho nas tendências

O Gartner anunciou em outubro a lista das 10 principais tendências tecnológicas estratégicas que as organizações precisam explorar em 2023. Metaverso, Superaplicativos, IA e Cloud estão entre os temas, assim como Sustentabilidade. As organizações precisam contar com tecnologia, mas ela deve ser sustentável e contribuir com a sustentabilidade empresarial. Seu orçamento contemplou esse estudo de tendências?

Outsourcing como estratégia

A locação de equipamentos de TI, como notebooks, smartphones, impressoras, entre outros, entrega diversos benefícios, especialmente nos quesitos custo, produtividade e desempenho. Veja como isso é possível:

A atualização de softwares e a manutenção dos equipamentos alugados é responsabilidade da empresa que fez a locação. O processo é ágil e a ociosidade devido a falta ou falha de equipamentos é baixíssima;

Os equipamentos são atualizados a cada renovação de contrato. Isso quer dizer que a empresa não precisa se preocupar com vida útil ou descarte de máquinas;

Na área fiscal, também há ganhos. A opção do aluguel de equipamentos se enquadra como OPEX, trazendo com ela várias despesas que precisariam ser lançadas como CAPEX no caso de aquisição de equipamentos, como: desgaste dos equipamentos, manutenção, depreciação, gerenciamento e descarte;

A locação facilita a escalabilidade, uma vez que não há necessidade de buscar fornecedores e negociar preços a cada nova expansão/aquisição. Mais previsibilidade financeira, agilidade e com custo menor.

Quer incluir uma proposta de locação de equipamentos de TI em seu orçamento do próximo ano? Entre em contato com nosso time de consultores e saiba mais.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *