Boas práticas para aumentar a vida útil do seu notebook

Seja um dispositivo mais antigo ou com tecnologia de última geração, todos os tipos e marcas de computadores têm seu desempenho reduzido com o passar do tempo.

Mas, embora a queda de performance de um notebook seja considerada normal, alguns cuidados simples podem garantir um melhor desempenho e um aumento da vida útil do seu equipamento. Vamos a eles?

Evite comer e beber sobre o teclado. Além de aumentar as chances de mal funcionamento, dependendo do nível de sujeira, seu teclado pode representar um risco à sua saúde.

Cuidado ao transportar seu notebook. Utilize um estojo apropriado ou mochila com compartimento específico para seu equipamento. Impactos indesejados podem causar danos, assim como deixar o computador ligado durante o transporte.

Desligue seu notebook ao finalizar o expediente. Assim você evita um desgaste desnecessário e uma possível redução da vida útil do aparelho.

Atenção ao inserir cabos e conectores. Verifique a posição correta no momento da inserção, evitando assim danos nas entradas do seu notebook.

Mantenha o antivírus atualizado. Além da limpeza na parte externa de seu notebook, não esqueça de garantir a limpeza interna. Se você já tem um antivírus instalado, lembre-se de mantê-lo sempre atualizado.

Superfícies inapropriadas podem causar danos. Usar o notebook em cima do sofá, da cama, de almofadas ou no colo pode bloquear o fluxo de ventilação, causando aquecimento. Isso pode provocar travamentos, reduzir a vida útil e comprometer o hardware e a bateria. Prefira uma superfície plana e dura ou um suporte específico.

Sua bateria merece atenção especial. A perda gradual da capacidade da bateria é normal, mas, para “atrasar” esse processo, evite trabalhar com o notebook conectado na tomada o tempo todo e não guarde-o com a bateria zerada. Outro ponto importante é não deixar a bateria descarregar por completo (20% já é um bom nível para colocar carregar novamente) e evitar carregadores de marca “alternativa”.

E aí, quais dessas dicas você já utiliza no seu dia a dia? Coloque todas em prática e tenha um notebook com bom desempenho por muito mais tempo.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *