Aluguel de hardware em alta no Brasil – descubra os benefícios

Nos Estados Unidos, cerca de 80% das empresas têm como prática o aluguel de equipamentos de TI, enquanto no Brasil essa fatia ainda é de apenas 10% das companhias.

Isso mostra que há espaço e tendência de crescimento por aqui, especialmente após as vantagens e facilidades da locação de TI serem evidenciadas pela pandemia, quando milhares de empresas precisaram alugar equipamentos para realizar com rapidez, segurança e economia a transição do trabalho presencial para o trabalho remoto.

Segundo um levantamento da International Data Corporation (IDC) Brasil, a projeção de alta na locação de computadores de mesa e notebooks é de 24% em 2021 em comparação com o ano anterior. Você conhece os benefícios dessa modalidade? Listamos alguns deles:

Manter o capital: O aluguel de hardware tornou-se uma excelente opção para empresas de todas as áreas e de diferentes portes, pois o investimento é pulverizado ao longo dos meses, evitando a descapitalização.

Manutenção em dia e máquinas modernas: A opção de locação traz o benefício da manutenção em dia, assistência técnica, substituição imediata de equipamentos, se necessário, e versões sempre modernas e atualizadas.

Economia e máquinas sob medida: Ter um parque tecnológico moderno aprimora o rendimento e a produtividade das equipes, sem perdas, já que a configuração das máquinas é feita sob medida para cada uso, projeto ou perfil de cargo profissional a utilizá-las.

Abatimento no IR: Vale listar, ainda, vantagens tributárias trazidas pelo modelo de locação de hardware, com destaque para a dedução de despesas no Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Ao decidir pelo aluguel das máquinas, este poderá ser contabilizado como gasto operacional (OPEX) em vez de investimento (CAPEX), abatendo diretamente da base de cálculo do Imposto de Renda de empresas com regime de Lucro Real.

Menor gasto em energia: Após muito tempo de uso, os dispositivos de TI apresentam desgastes no funcionamento. Ao optar pela locação, as empresas recebem equipamentos atualizados e com manutenção em dia, evitando adversidades como a perda de capacidade da bateria, por exemplo.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *