3 tipos de líderes, quem é você?

Existem diversas teorias sobre os diferentes tipos de liderança, sobre os pontos fortes e pontos a melhorar de cada líder e como tudo isso parte da teoria e se aplica na prática. Esses estudos são importantes pois definem as características de cada um e traz aos líderes uma noção de onde se encaixam e como podem melhorar sua gestão e alavancar resultados. São conceitos importantes também para os subordinados, que entendendo seus líderes e estilos de liderança, podem auxiliar em estratégias e ações para alcançar os resultados.

Você já sabe qual é seu estilo de liderança? Aqui citaremos os modelos mais estudados, e o padrão teórico adotado majoritariamente para definir gestores e seus métodos de trabalho. Veja em qual você se encaixa:

 

Líder autocrático

Esse tipo de liderança é caracterizado pelo pouco espaço para sugestões, críticas, ajudas ou opiniões. Nesse modelo, o líder toma as decisões sobre tudo, assume uma posição dominante sobre a equipe e fecha as possibilidades de troca ou argumentos.

Além disso, o perfil construído passa a ser temido pelo time. Esse modelo de liderança também é chamado de ’Autoritário”. Esse líder também determina quem fará determinadas tarefas e atividades.

É importante saber identificar esse tipo de liderança, pois costuma ser uma gestão que custa caro à empresa. A rotatividade de funcionários passa a ser maior, a produtividade tende a cair.

 

Líder democrático

Contrapondo a liderança autocrática, a liderança democrática se interessa pela satisfação e bem estar da sua equipe. Abre espaço para discussão e argumentos, e faz com que o processo de tomada de decisões seja em conjunto com seu time, bem como o debate para novas estratégias. Essa gestão abre espaço para motivação, ambiente agradável, igualitário, não competitivo e com objetivos claros. A equipe gerida por essa liderança normalmente não apresenta muita rotatividade, mas sim uma estabilidade e produtividade

 

Líder liberal

Como o nome sugere, essa gestão é totalmente diferente da liderança autocrática. Aqui, o funcionário tem bastante autonomia e o líder serve como um apoiador. O líder nesse caso não delega as tarefas, não toma as decisões, e sua participação em discussões e definição de estratégias é mínima. É uma gestão caracterizada pela liberdade e independência da equipe.

Esse tipo de liderança tem uma baixa rotatividade, mas não tem muito sucesso em produtividade, pois a competitividade tende a aumentar, considerando que os objetivos são desorganizados e cada colaborador passa a ter metas pessoais.

 

Conclusão: Qual líder eu devo ser?

Agora a principal questão entre os gestores é: Como eu devo ser? Qual exemplo de liderança devo seguir? Será que meus funcionários estão satisfeitos com a gestão que eu desempenho?

Cada tipo de liderança tem suas vantagens e desvantagens, e nenhum tipo de líder é uma coisa só. É comum ter características de mais de uma definição de liderança, por exemplo. O ideal para essas situações é analisar suas ações, sua dinâmica, resultados e relação com a equipe. Sempre haverá pontos a melhorar na sua gestão. Se você é muito liberal, tente tomar as rédeas de algumas situações. Caso tenha se identificado com o modelo autocrático, abra mais espaços para opiniões e troca de ideias.

 

Nós da LowCost estamos sempre disponíveis para modernizar sua equipe. Conte com os recursos, experiência e assistência especializada da nossa equipe para alavancar seus resultados!

Você também pode gostar…

2 comentários

  1. diz:

    Foi uma ótima visita, gostei muito, voltarei assim que
    puder..!

    1. diz:

      Confira todas as novidades semanalmente, Rodrigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *