Destaques do universo de tecnologia para o segundo semestre de 2022

O mercado de tecnologia em todo o mundo reserva um contexto movimentado nos próximos meses. Separamos algumas tecnologias que estarão em alta ainda esse ano.
Confira!


1) Inteligência Artificial
Há algum tempo temos escutado que a IA é uma das principais tendências em TI e devemos fortemente continuar falando e ouvindo a respeito dela. Isso porque nossa vida, cada vez mais, está cercada por Inteligência Artificial e esse mercado deve se espalhar por diversos setores da economia em todo o planeta. Novas carreiras e empregos surgem e continuarão a surgir em torno dessa tecnologia e experts em subáreas da IA podem
alcançar salários milionários.

2) Impressoras 3D
Esse dispositivo vem ajudando setores como o de saúde, pois já é possível fazer próteses e fala-se, ainda remotamente, sobre um avanço para a futura criação de órgãos. Mas não é só isso! Na indústria, as impressoras 3D produzem peças com custos menores.
Segundo pesquisa da Hubs, plataforma global de serviços de manufatura online, a demanda por esses equipamentos aumentou 39% nos primeiros nove meses de 2021 frente ao mesmo período de 2020. O mercado deve triplicar de tamanho nos próximos quatro anos
e alcançar valor de US$ 44,5 bilhões em 2026.

3) Realidade Estendida
A Realidade Estendida (XR – Extended Reality) engloba a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual, entre outras que já existem e que surgirão nesse contexto de misturar a vida ao digital. A necessidade de encurtar distâncias entre o humano e a imersão em tecnologias visuais impulsiona o setor, que já é uma febre no mundo dos videogames e do entretenimento. Mercados de arquitetura, turismo e saúde – com cirurgias remotas, por exemplo – devem se beneficiar da tecnologia.

4) Hiperautomação
A automação inteligente de processos utiliza inteligência artificial, RPA (automação de processos robóticos) e machine learning, entre outras tecnologias, em combinação para suas automações, como em práticas operacionais. As atividades manuais e repetitivas são feitas em menos tempo, de forma mais eficiente e com segurança ampliada. Na chamada indústria 4.0, que prevê exatamente a automação e a integração de diversas soluções, a hiperautomaçaão é revolucionária e permite escalabilidade do negócio, redução de erros, de custos e controle de processos.

5) Edge computing.

O Edge computing (computação na borda) está diretamente relacionado à Internet das Coisas (IoT) e apresenta o conceito de processar os dados nos próprios equipamentos em que foram gerados ou o mais próximo possível deles. Nesse caso, nem tudo vai para a nuvem, diminuindo o envio de informações que circulam entre o dispositivo e seu servidor, tornando o processo mais rápido e menos custoso. Sua aplicação é altamente recomendável em Segurança do Trabalho, Cidades Inteligentes, Redes Elétricas,
Mineração, Agricultura e outros segmentos diversos e a tendência, no Brasil, é de um espaço bastante amplo para crescimento desse mercado.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *