O Brasil é um país de dimensões continentais. Está entre os mais populosos do planeta, com 212,2 milhões de habitantes. E apesar dos problemas sociais conhecidos por todos, o Brasil é uma das nações mais conectadas do mundo. Além disso, se destaca também na quantidade de dispositivos digitais.
Um estudo que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial, empresas especializadas em mídias sociais, mostrou que os brasileiros encontram-se na segunda posição entre os países que mais gastam tempo na Internet. O Brasil fica atrás somente das Filipinas. Em média, os usuários do nosso país passam 10 horas e 8 minutos por dia conectados. Em último lugar nessa lista está o Japão, com 4 horas e 25 minutos de média diária, enquanto a média mundial é de 6 horas e 54 minutos.
Outro dado da pesquisa é em relação ao uso das redes sociais. Nesse quesito, o brasileiro gasta cerca de 3 horas e 40 minutos por dia nessas mídias, ficando em 3º lugar no mundo. O primeiro e o segundo lugar estão com Filipinas e Colômbia, respectivamente.
Quando o assunto é quantidade de dispositivos digitais, o Brasil também apresenta números relevantes. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGVcia) mostrou que há cerca de 205 milhões de computadores (desktops, notebooks e tablets) em uso no país atualmente, com previsão de chegar a 216 milhões no início de 2023.
Em relação aos smartphones, os números se destacam ainda mais: são 242 milhões de smartphones ativos, média de 1,1 por habitante. Essa é uma das razões que fazem do Brasil o quinto maior mercado do mundo nesse segmento.
A média de quase 1 computador e mais de 1 smartphone por pessoa são índices que colocam o Brasil entre as nações mais digitalizadas do planeta, uma vez que 2 dispositivos por pessoa são índices parecidos com os de alguns países mais ricos do mundo.
Outro fator que corrobora o status de nação conectada e digitalizada é o acesso à internet. A última pesquisa TIC domicílios mostrou que, em 2021, cerca de 82% dos domicílios brasileiros já tinham acesso à internet. Considerando algumas regiões e classes sociais, o percentual aumenta ainda mais, chegando a 100%.
Mais um número que coloca o país nos holofotes do universo digital e mostra que o Brasil também é uma nação aberta para a inovação é o crescimento das startups. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, em 2021 foram abertas mais de 1400 empresas desse modelo. Só no ano passado, elas receberam o recorde de 10 bilhões de dólares em investimentos, quase o triplo do valor movimentado em 2020.
Atualmente, o Brasil aparece em 9º lugar entre as nações com mais unicórnios (novas startups avaliadas em pelo menos 1 bilhão de dólares americanos).