Gestão de risco empresarial. Você sabe do que estamos falando?

A gestão de riscos não é uma cultura brasileira, pelo contrário, existe o hábito de deixar tudo para a última hora, resolver as coisas conforme elas acontecem e isso pode até funcionar, porém pode sair muito mais caro do que um cuidado preventivo.

Hoje vamos falar sobre esse cuidado: A Gestão de Risco é mais do que uma simples previsão do que pode ou não dar errado, mas é também uma forma de proteger e reduzir gastos desnecessários com a companhia, prevendo impactos e se preparando para cada um deles. Quer entender melhor? Continue a leitura, vamos explicar:

O que são os riscos

Os riscos são basicamente o estudo dos efeitos que certas decisões podem ter no futuro. Esses efeitos podem ter impactos nos objetivos que a empresa deseja alcançar, sejam eles financeiros, ambientais ou de posicionamento no mercado. As variáveis devem ser sempre analisadas pois qualquer interferência no trajeto até os resultados, considera-se um risco.

O estudo e análise dessas possibilidades se chama gestão de riscos. São teorias muito importantes que fazem toda diferença nas situações práticas. Esse estudo pode auxiliar na definição de projetos, estratégias e decisões sobre o andamento de toda organização.

Por que ter uma gestão de risco

Agora que entendemos a definição vamos falar sobre a gestão dessa área. Quando se fala de uma empresa de qualquer porte, qualquer decisão pode ter impactos muito relevantes, não somente financeiros mas na rotina da empresa como um todo. A falta da previsão dos riscos pode trazer muitos prejuízos, mas o preparo e planejamento podem garantir uma maior estabilidade e maior chance de alcance das metas e resultados.

Atualmente há um maior estudo sobre essa área. Algumas pesquisas recentes definiram estabeleceram cinco principais pilares de riscos empresariais são eles:

1- Financeiros;

2- Regulatório;

3- Operacionais; 

4- Estratégicos;

5- Cibernéticos.

Planejamento

O planejamento é muito importante nesse momento pois ele vai definir quais são os principais riscos da sua companhia. Entender o contexto em que sua empresa está inserida é o primeiro passo para começar uma gestão de risco eficiente. É preciso analisar o modelo de negócio e quais são as ligações que ela tem com os pilares de riscos empresariais. Assim já é possível definir o que pode ou não dar certo e quais são os caminhos que estão sendo tratados e onde eles podem resultar.

A partir desse planejamento esses riscos podem ser detectados, mensurados, e até evitados.

Risco Cibernéticos

Como mencionamos, um dos principais pilares é o pilar cibernético. Isso se dá porque atualmente é raro encontrar uma empresa que não tenha uma presença digital relevante. Mesmo que o modelo de negócio seja predominantemente físico é importante que se estabeleça de alguma forma nas plataformas digitais. E não somente sua imagem digital, mas seus recursos internos também contam com recursos tecnológicos inovadores e modernos. Todo esse amparo tecnológico exige um cuidado em relação à segurança cibernética, gerenciar essa área é cuidar do futuro e prezar pelo bom andamento da corporação.

Conte com a LowCost

Estamos a disposição para ser aliado em soluções tecnológicas para sua empresa. Agende uma conversa!

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *