8 sinais de que seu computador está infectado por malware

Antes de partirmos para a lista de dicas que ajudará você a identificar se o seu computador está com malware, você sabe a diferença entre vírus e malware?

Malware é a definição de qualquer software maligno criado para infectar e prejudicar um sistema ou um usuário. Já o vírus é um dos inúmeros tipos de malware, assim como ransomware, spyware, adware, etc., cada um com seu modus operandi e seus objetivos.  

O ideal para que você não se preocupe com esse tipo de praga é contar com um bom antivírus (embora tenha esse nome, protege contra diversos tipos de malware) que impeça ou alerte sobre possíveis ameaças. Mas, caso você tenha esquecido de instalar ou atualizar seu software, quanto antes você descobrir a presença de um malware, menores serão os estragos. 

Sinais da presença de malware no seu PC

A seguir, elencamos alguns sintomas que podem indicar que seu computador está infectado por malware. É importante ter em mente que, embora alguns malwares sejam silenciosos em sua atuação, boa parte deixa rastros. 

Portanto, a primeira dica é: um computador age através de comandos. Logo, se começarem a acontecer coisas que não foram feitas por você, fique alerta!

Computador lento

Sintoma comum, uma vez que um malware pode consumir recursos do PC. Mas pode indicar que a vida útil do disco rígido está chegando ao fim. Vale ficar atento.

Disco rígido sempre na ativa

Se, mesmo sem realizar tarefas, seu computador está registrando atividade elevada, provavelmente algo está “rodando” em segundo plano. E pode ser um malware.

Ícones e extensões desconhecidas

Outro indício é o aparecimento, sem você ter instalado, de extensões estranhas na barra de ferramentas do seu navegador ou de ícones desconhecidos na sua área de trabalho.

Pop-ups aleatórios

Se elas começarem a aparecer aos montes na sua tela, contendo anúncios indesejados, atenção! Pode indicar a presença de um adware.

Envio de mensagens 

Fique alerta se seus contatos começarem a receber spam vindo de suas contas de e-mail ou redes sociais. 

Comandos automáticos

Abrir arquivos por conta própria, rolar a barra ou agir como se uma tecla estivesse pressionada são comportamentos estranhos e devem ser avaliados.

Panes, travamentos ou ações incomuns

Além de travar e desligar sozinho, outro sinal de malware é quando a webcam liga sozinha. Fique de olho se a luz da webcam acender sem o seu comando. Pode ser um spyware.

Arquivos extras ou itens apagados

Um vírus pode se multiplicar, instalando várias cópias de si mesmo. Também pode excluir arquivos. Manter seu computador organizado ajuda a identificar esse tipo de ação.

Proteja os dados sensíveis da sua empresa com o MDM LowCost.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *